Universidade Paulista Campus Marqu s

7435 palavras 30 páginas
Universidade Paulista - UNIP

Campus Marquês

“FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO”.

Aluno
R.A.
Laís Santos Vieira
B282DA-0
Talissa Vanessa V.
B21FJF-8
Mariano
Thais de Souza Miranda B4389B-3
Wellington Lima
B2116F-0
Willian Yuiti Watanabe B38CCG-9

Junho-2012
São Paulo-SP

Turma
EB1D13
EB1D13
EB1D13
EB1D13

1.1 - Arquimedes
(287 a.C.- 212 a.C., Siracusa)
Arquimedes foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego, considerado inclusive, um dos físicos mais importantes da historia.
Descobriu as fundações da hidrostática e da estática, estando entre elas a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de muitas outras. Inventou várias máquinas para uso militar e civil, que ajudaram na guerra contra os romanos que invadiram a cidade de Siracusa.
Há indícios de que quando jovem estudara em Alexandria com os alunos de
Euclides, mantendo contato com os matemáticos de lá, como Cônon, Dosite, e
Estóstenes. No prefácio de Sobre Espirais Arquimedes nos conta uma história curiosa acerca de seus amigos em Alexandria. Ele tinha o hábito de mandar o texto de seus últimos teoremas, mas sem as demonstrações. Entretanto alguém em
Alexandria estava roubando os resultados e se intitulando dono deles. Na última vez que mandou resultados, Arquimedes os falsificou... E declarou:
...aqueles que afirmam descobrir tudo, mas não produzem provas de suas afirmações, podem estar enganados fingindo descobrir o impossível.
Arquimedes é considerado o maior matemático de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão, que é uma forma primitiva de integração, para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes. Ele teve uma importância decisiva nas teorias de outros grandes personagens da história como

Relacionados

  • APS Contabilidade
    5717 palavras | 23 páginas
  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas