UNIVERSIDADE PAULISTA ALIENACAO PARENTAL6

2939 palavras 12 páginas
Autor

Wellington Macena Gomes
RA: B9942I-0

Relatório de Pesquisa

ALIENAÇAO PARENTAL
(SAP) SINDROME DE ALIENCAO PARENTAL

ASSIS 2015

Autor

Wellington Macena Gomes
RA: B9942I-0

Alienação Parental
(SAP) Síndrome de Alienação Parental

Trabalho destinado à disciplina de Psicologia Jurídica curso, Direito vigente na Universidade Paulista sob a orientação do Professor Dr. Luís Fernando Rocha.

ASSIS
2015

Sumário
Introdução 1
1 Conceito 2
2 Espécies 2
2.1 Genitores 2
2.2 A Criança Alienada: 4
2.3 Consequências destinadas às crianças e adolescentes vitimam de SAP 4
3 Direitos de Personalidade 4
Normatização 5
Jurisprudência 6
Conclusão 10
Referencias Bibliográficas 10

Introdução
O objetivo deste trabalho e discorrer sobre Síndrome de Alienação Parental (SAP), trazendo consigo informações pertinentes ao assunto opiniões estudiosos da área. Apesar de ser antigo este assunto começou a ter maior interesse partir da Lei nº 12.318/10.
Inicialmente abordaremos seus conceitos, trazendo situações exemplificadas de Alienação Parental tanto os presentes na lei supracitada quanto as experiências acompanhadas por profissionais.
Discutiremos como a prática de atos de alienação parental pode interferir no exercício dos direitos de personalidade, que, em tese, são irrenunciáveis.
Em seguida, faremos uma crítica à concessão de medidas cautelares inaudita altera parte que, por vezes, funcionam como catalisador do processo de alienação parental, afastando cada vez mais o filho e o genitor alienado.
Por fim, traremos sugestões de meios de combate à alienação parental e como o Poder Judiciário pode auxiliar para o fim de tal prática.

”Ter um filho e escolher ter para sempre um coração fora do corpo”

1 Conceito

Síndrome de Alienação Parental Conhecida também pela sigla em inglês PAS, onde e proposto por Richard Gardnerem 1985 para situações onde pai e mãe de uma criança a treinam para romper laços afetivos com o outro genitor,

Relacionados