UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO NORTE Pesquisa PMBOX 28 04 15

1437 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIOGRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO
CCSA- CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADA
Introdução:
Empresas de todo o mundo, buscando um diferencial num mercado cada vez mais competitivo, partiram para a adoção de modelos de projetos e melhoria contínua. Estes modelos foram criados pela PMI líder mundial no desenvolvimento de padrões para a prática de Gerenciamento de Projetos, que após a criação desses modelos começou a se destacar no mercado mundial.
Há vários modelos de projetos que se adequa a todos os formatos e idéias dos Gerentes de Projetos, entres eles estão : Itil, Cobit, E-SCM SP, CL onde daremos uma ênfase maior ao PMBOK.
O que é o Project Management Institute – (PMI)?
O PMI é líder mundial no desenvolvimento de padrões para a prática de Gerenciamento de Projetos. Sua principal publicação é um guia com práticas de gerência de projetos chamado de “A Guide to the Project Management Body of Knowledge” ou mais popularmente PMBOK Guide (PMI-SP, 2008).
Olhando para a história cronológica do PMI pode-se perceber a evolução do gerenciamento de projetos nas empresas pelo mundo inteiro e o quanto que a internet contribuiu para este avanço. Iniciando em 1969 com cinco associados, no final da década de 70, aproximadamente 10 anos após, o número havia crescido para pouco mais de 2.000 associados. Em 90 esse número havia aumentado para 8.500. No início dos anos 2000 já eram mais de 50.000 associados e hoje, em apenas oito anos, esse número já passa de 270.000 (PMI-SP, 2008).
Esses números nos mostram um pouco do quanto o gerenciamento de projetos tem crescido nas empresas e conseqüentemente o número de profissionais especializados na prática de gerência de projetos.
Embora as práticas do PMI sejam aplicadas a qualquer tipo de projetos, elas têm sido amplamente utilizadas pelas organizações para a gestão de projetos de tecnologia da informação (VIEIRA, 2003).
Na área de gerenciamento de projetos o PMI (Project Management Institute) com o

Relacionados