UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPS SENADOR HELVÍDEO NUNES DE BARROS – CSHNB
CURSO: LICENCIATURA EM HISTÓRIA






A IMPORTÂNCIA DO SAMBA DE CUMBUCA PARA AS EXPRESSÕES CULTURAIS QUILAMBOLASNO PIAUÍ.



RENATO DOUGLAS FERREIRA RÊGO MESQUITA







PICOS-PI
2013
O samba de cumbuca nasceu em uma comunidade do município de Campinas do Piauí chamada de Salinas, aonde hoje vemresgatando suas raízes e preservando suas culturas através de grandes incentivos de grandes empresas do Brasil, essa manifestação nasceu da necessidade das pessoas dessa comunidade imortalizar sua cultura,hoje tem pouco mais de 100 anos de existência.
É preciso mostrar a importância dessa manifestação tão bela que é levado a sério por parte da população de Salinas, que preserva suas raízes e lutapara conseguir mostrar a importância de sua cultura. Essa manifestação talvez possa ter começado em senzalas das fazendas piauienses e é uma manifestação preservada dos antepassados que hoje éresgatada por jovens e também por idosos que fazem parte da comunidade.
Também mostrar a importância da mulher dentro do samba de cumbuca, já que a lenda fala que seis mulheres foram escravizadas elogo chegaram ao quilombo salinas e tocavam em grandes cabaças e cantava aquilo que hoje é dado o nome de samba de cumbuca, onde essas cabaças eram usadas pelas mulheres para transportarem agua.O samba de cumbuca hoje é conhecido em diversas regiões do Brasil graças a pessoas que preservam de seus ancestrais as manifestações e as raízes. Tem como fundamento imortalizar o samba de cumbuca,uma dança que diferente das outras é tocada apenas com instrumentos percussivos e onde somente as mulheres tocam a cumbuca.
Pretendo através de vários documentos que estão disponíveis com MarcosVinícius coordenador do grupo e também de fontes orais, trabalhar para melhor entender e acrescentar para poder contribuir com a imortalização da manifestação cultural. Um grupo muito lindo onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade Federal Do Piau
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU 1
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU historia da educa o
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!