Universidade Federal Do Piau

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
Universidade Federal do Piauí
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia Agrícola e Solos
Disciplina: Irrigação e Drenagem
Prof. Francisco Edinaldo P. Mousinho





DETERMINAÇÃO DADENSIDADE, POROSIDADE TOTAL E DA UMIDADE DO SOLO – CTT/UFPI




Componentes:
Jorge Amaral Sousa
Marta Edna Oliveira Silva






Teresina, 30 de março de 2015

Introdução
A densidadedo solo é uma das características importantes na avaliação dos solos. Ela esta associada à estrutura, à densidade de partícula a à porosidade do solo. A densidade é definida como a relação entre amassa de sólidos secos e o seu volume total.O método usual para determinação da densidade envolve a obtenção de uma amostra de conhecido por meio de anéis volumétricos. A massa é obtida por pesagem embalança analítica após remoção da umidade em estufa a 105°C.
Porosidade total é o volume de poros totais do solo ocupado pelo ar e ou pela água. As partículas do solo têm forma. Arranjo e estruturadiferentes, variando, assim, a macro e micro porosidade do solo. Para calcular a porosidade total do solo, utilizam-se certas medidas de densidade, transformando-as posteriormente em volume.
Oconhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo podendo auxiliar na redução dos gastos com água e energia elétrica, haja vista que omonitoramento da umidade do solo possibilita aplicações controladas e pontual de água, respondendo a quanto e quando irrigar em função das necessidades hídricas das culturas, sendo cada vez maisfundamental na agricultura. Ao conhecer a quantidade de água disponível no solo, o produtor pode irrigar somente quando for necessário.Assim sendo, para realização da irrigação, a umidade do solo deve serdeterminada anteriormente e servira de parâmetro para quantidade de água a ser aplicada pelo sistema.











Materiais utilizados
Anéis volumétricos;
Espátula;
Sacos Plásticos;
Enxada;
Cápsula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade Federal Do Piau
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU 1
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU historia da educa o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!