Universidade Federal Do Amap Ednilza

825 palavras 4 páginas
Universidade Federal do Amapá
Pró – Reitoria de Ensino de Graduação
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Disciplina: História Geral da Educação
Profa Dra: Márcia Jardim Rodrigues
Respostas do roteiro de estudo
1 – Desde os fins da Idade Média, a classe dos comerciantes começou a aumentar o seu poderio econômico, ameaçando o controle absoluto que a aristocracia feudal gozava nesse setor.
2 – Esta nova classe que se empolgava com as invasões da Renascença, que ampliava as suas perspectivas políticas, através dos descobrimentos marítimos, que se enriquecia com o desenvolvimento do comercio internacional, possuía em tudo, anseios diversos daqueles que modelavam a mentalidade medieval. A igreja, que, sem duvida, foi a grande instituição da Idade Média, não estava preparada para dominar aquele estado de coisas, e por conseguinte, não foi capaz de reestruturar a sua filosofia religiosa, adequando – às nova exigências da época. Isto gerou um inconformismo religioso, que provocou, em certos casos, o aparecimento de outras seitas cristãs. Autor: Gilberto Cotrim e Mário Parisi. Obra: Fundamentos da Educação. História e filosofia da Educação.
2 – È antes de tudo criação, geração de algo novo, antes é nova forma de vida, nova concepção do homem e do mundo, baseada na personalidade humana livre e na realidade presente. A renascença rompe com a visão ascética e triste da vida, característica da Idade Média, e da lugar a uma concepção humana, risonha e prazenteira da existência.
4 – O que eliminava o espírito de curiosidade, bem como, o desejo de explicar e descobrir. Durante a Idade Média, a observação dos fenômenos naturais e espírito de curiosidade, indispensável ao progresso da ciência, eram desestimulados. As atividades humanas deste período revelam poucos empreendimentos científicos e, em contraposição, uma concentração de interesses para o miticismo e a religiosidade fervorosa. A partir do século XIV e XV, um sentimento de maior liberdade e preocupação com a pessoa

Relacionados