UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL NDI1

2520 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

NAESSA NAVES

Melhoramento do cafeeiro (coffea arábica). para resistência à
Hemileia vastatrix, visando a produtividade

Monte Carmelo – MG
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
NAESSA NAVES

Melhoramento do cafeeiro (cofea arabica). para resistência à
Hemileia vastatrix, visando a produtividade

Trabalho de Melhoramento apresentado ao curso de Agronomia, Campus Monte Carmelo, da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos necessários para a disciplina obrigatória de Melhoramento de Plantas.

Professor Dr.: Gabriel Mascarenhas

Monte Carmelo – MG
2015
1- INTRODUÇÃO

O café, Coffea arabica L. (Rubiaceae), é originário das regiões de altitude elevada na Etiópia, naturalmente de sub-bosque. É uma planta de porte arbustivo ou arbóreo, de caule lenhoso, lignificado, reto, com sistema radicular pivotante (Matiello et al. 2005).
A grande maioria das cultivares de C. arabica L, são derivadas das variedades Típica, introduzida no Brasil em 1727, e a Bourbon, que são suscetíveis à ferrugem, principal doença que ataca o cafeeiro (Anthony et al. 2001). Apesar da base genética dessa espécie ser pequena (Berthaud e Charrier 1988), possuem grande variabilidade em virtude de vários cruzamentos naturais e mutações (Krug et al. 1939). As características fisiológicas dessas plantas são típicas de plantas adaptadas à sombra de acordo com as condições de sua origem, natural de sub-bosque (Cannel 1985).
Diversas doenças atacam o cafeeiro, e a ferrugem, também conhecida como ferrugem alaranjada ou verdadeira, é causada pelo fungo Hemileia vastatrix Berk & Br e é a doença mais importante do cafeeiro. Pode atingir com gravidade grandes áreas de lavoura, causando prejuízos na produtividade, sendo que seu controle exige gastos o que aumenta os custos de produção (Carvalho et al. 2002, Guzzo 2004, Matiello e Almeida 2006). A ferrugem é considerada uma doença clássica de plantas, sendo uma das mais bem

Relacionados