UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANH 2 Marinelia Fichamento

1540 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - CECEN
PROGRAMA DARCY RIBEIRO – PDR
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROF: ANA CARUSA

Fichamento entregue à disciplina Estágio Supervisionado, para obtenção de nota referente ao 6º período do Curso de
Letras, habilitação em Língua portuguesa e Língua inglesa e suas respectivas literaturas.

A.Aroucha

São Bento – MA, novembro/2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes: A prática de ensino e o estágio supervisionado. [et al.; Stela C.Bertholo Piconez (coord.). - Campinas, SP: Papirus, 1991.- (Coleção Magistério: Formatação e Trabalho Pedagógico)

1-PAPEL DO ESTÁGIO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1.1.“Embora relatem, na maior parte das vezes, práticas educativas consistentes, sentem-se impotentes diante da necessidade de observá-las e analisa-las1 em suas monografias e teses. (pág. 48)”.
1.2. “Ele resume mal, porque não aprendeu como resumir, e responde laconicamente aos questionários dos livros didáticos, porque foi condicionado a pensar numa única direção. Além disso, esse aluno pode passar oito anos na escola básica, sem conhecer outro pensar que não o de seus professores, sem conhecer um outro mundo que não o que lhe é mostrado e só conhecer das suas habilidades pessoais as que lhe foram determinadas. (pág.48)”.
1.3. “Verificamos, assim, que o profissional que consegue investigar questões específicas de sua área de conhecimento ou que não tenha tido oportunidade de pesquisar-se a si mesmo, necessariamente não terá condições de projetar seu próprio trabalho, de avaliar seu desempenho e contribuir para a construção do conhecimento de seus alunos. (pág.49)”.
1.4. “Ao assumir as aulas de Prática de Estágio no 3º ano de Pedagogia, em 1979, tive a sensação de que durante os dois anos iniciais do curso de Pedagogia, esses alunos haviam estado “teoricamente hibernados” e que, de

Relacionados