UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSS1 Reino De Gana C Pia

2766 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: TÓPICOS TEMÁTICOS EM HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA
ALUNOS: ALINE, ANDRÉ E JANAÍNA
PRIMEIRO ANO: HISTÓRIA LICENCIATURA

REINO DE GANA

PONTA GROSSA MAIO 2014

ALINE, ANDRÉ E JANAINA

REINO DE GANA

Trabalho apresentado à disciplina de Tópicos Temáticos em História e Cultura Africana e Afrobrasileira, como requisito parcial de avaliação do primeir0o semestre, solicitado pelo professor Galdino.

PONTA GROSSA ABRIL 2014
Reino de Gana
Gana conseguiu ser um dos maiores Impérios que se formaram no continente africano e se desenvolveu fora das regiões litorâneas e também da África muçulmana. O nome do Reino de Gana foi dado pelo jeito que travavam seu líder político, O Gana, que era conhecido como senhor do ouro. Embora a nomenclatura império seja controvérsia. Era também conhecido como Império de Uagadu, nome dado ao antigo estado localizado na África Ocidental, aonde hoje encontramos localizados o sudeste da Mauritânia e o oeste de Mali, situava-se próximo a região Saariana, a oeste do Sudão, uma área entre o deserto do Saara e as florestas tropicais na região sahelo-sadanesa. Seu surgimento como estado centralizado foi por volta do século IV (nesse período quando se formaram os Estados Nacionais, essa área era maior), suas fronteiras ocidentais seguem a linha do rio Senegal, as orientais perto do Tombuctu, embaixo são delimitadas pelo rio Níger e acima pela linha de Tebferilla, mais precisamente entre os rios Níger e Senegal na África Ocidental.
O mais interessante do Reino de Gana, é que a população da África Negra (subsaariana) conseguiu superar as suas dificuldades geográficas, mesmo não possuindo saídas para o mar e estando próxima a uma região

Relacionados