UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTAN1

1042 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Departamento de Educação
Colegiado de Pedagogia Séries Iniciais

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS – REPRODUÇÃO OU PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS

FEIRA DE SANTANA – BA
OUTUBRO DE 2010

GENIVALDA SANTANA LIMA

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS – REPRODUÇÃO OU PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS

FEIRA DE SANTANA – BA
OUTUBRO DE 2010

REPRODUÇÃO OU PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O texto aborda com clareza que, cabe enfatizar que a escola é um espaço de difusão de conhecimento sistematizados é, nesse processo de difusão, os interesses se diluem. Nesse sentido, Freire (1992,2009) enfatiza que as práticas educativas são sempre um ato politico, não havendo, portanto, lugar para a neutralidade.
Analisando o enunciado percebe-se que o conhecimento e as práticas educativas envolve um conjunto de fatores, para que o conhecimento seja expandido de maneira crítica, criativa e acompanhado de inovações tecnológicas fundamentados em pesquisas e fundamentações teóricas.
O que se busca é a autonomia profissional do professor cuja base encontra-se necessariamente no nível de consciência que cada sujeito docente possui com relação a sua prática e aos fundamentos que dão sustentação a essa prática. Essa sustentação que o texto traz requer que o profissional tenha uma consciência em está na busca de informações para reflexão e atualização profissional acompanhando as mudanças e os avanços educacionais.
Os métodos tradicionais ainda muito utilizado na reprodução de conhecimento são distante quando a ciência e o trabalho têm, obrigatoriamente, de se relacionar. A ciência com suas bases nas pesquisas na descoberta de novos conhecimentos.
Segundo Paulo Freire e Thomas Kuhn (p.2 texto) que fundamentam suas concepções numa perspectiva crítica contemporânea e concebem o conhecimento enquanto produção do sujeito em relação intrísica com objetivo. A educação nessa concepção deve ser consolidada no

Relacionados