UNIVERSIDADE DE BRAS LIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGU STICA

503 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, PORTUGUÊS E LETRAS CLÁSSICAS (LIP) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA
ECOLOGIA LINGUÍSTICA Relatório da aula do dia 11 de maio de 2015
Na aula comentou-se sobe a comunidade surda que não tem o T= Território, mas é uma comunidade de língua. Foi abordada a questão da comunhão e descomunhão, ao fazer uma análise de uma família que durante um grande período de tempo manteve-se juntos sem comunicação linguística, porém conectados ao telefone. (Sem comunhão não há comunicação). Na incomunhão há tentativa de comunicação, na descomunhão não há sequer a tentativa e, por conseguinte a falta de comunhão comunicativa leva a insensibilidade.
ANÁLISE DO DISCURSO ECOLÓGICA
Comentou-se que fazemos a análise do discurso ecológica e não ecológico, pois se faz a necessário se ter uma visão ecológica do mundo. Fritjof Capra “O tal da física” tem uma visão ecológica de mundo, mesmo sendo um físico ao pensar as coisas de maneira integrada, assim como a ADE vê a língua de maneira integrada e não fragmentada, mas como e todo da linguagem. A ADE utiliza métodos da linguística e da ecologia.
A ecologia profunda foi formulada par Arne Naess que no seu isolamento formulou os princípios da ecologia profunda dentre elas a ecologia rasa e profunda, na primeira há um discurso ecológico superficial subordinada à economia e na segunda a economia se subordina à ecologia. Os princípios de Naess fundamentam a ADE:
Os homens por terem vida viola estão no mesmo nível dos seres vivos;
As formas de vida contribuem para os valores dos seres vivos;
A vida deve ser valorizada e só poderá ser tirada para sobrevivência não por prazer;
Controle;
Interferência excessiva humana sobre a natureza;
A ecologia profunda prescreve o comportamento para permanência da vida;
As pessoas querem ter mais em detrimento da natureza.
A ADE tem fluência de Ghandy, do Budismo e do Taoísmo, enquanto a AD vê a linguagem através de uma análise de

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas