Universidade criação e produção de conhecimentos

Páginas: 21 (5001 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
UNIVERSIDADE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS


Em nossa cultura, o processo de conhecer, específico do ser humano, esta profundamente vinculado, a escola, componente básico do sistema educacional, em nosso país. O nosso sistema educacional, por sua vez, no que se refere a escola, compreende os graus: primeiro inicial; segundo médio, profissionalizante ou técnico; terceirosuperior, com a função ambígua de profissionalização.
Diante do sistema educacional, como um todo, e da universidade, nível superior, proporemos a nossa reflexão na busca de entender a universidade que temos e de clarear a nossa tentativa de construir a universidade que pretendemos, ou seja, não uma mera consumidora e repetidora de informações importadas para “profissionalizar”, mas sim umrecanto privilegiado onde se cultive a reflexão crítica sobre a realidade e se criem conhecimentos com bases científicas.
Daremos, de início, um rápido mergulho na história da universidade, a fim de buscarmos os sinais e os esforços de construção de uma universidade onde inteligências se unem para conhecer, criar e produzir conhecimentos.
Ao final desse texto, diremos comosonhamos uma universidade, hoje, para o Brasil. As origens do nosso sonho, de nossas utopias, estão no esforço dos homens, das culturas, através da história, para conquistar um espaço em que possa o homem se constituir plenamente homem.

A universidade através da história

Na Antiguidade Clássica, o Ocidente, principalmente na Grécia e em Roma, já dispunha de escolas tidas como dealto nível, para formar especialistas de classificação refinada em medicina, filosofia, retórica, direito. Discípulos se reuniam em torno de um mestre, cuja considerável bagagem de conhecimentos era zelosamente transmitida. Aos discípulos cabia aprender do mestre, espelho e modelo de aperfeiçoamento. Cada mestre conduzia a sua escola, fazia escola. Tinha-se, pois, nesses tempos, uma comunidade dediscípulos gravitando em torno de um mestre, de um cabeça de escola.
As tumultuosas invasões bárbaras, entre os Séculos V e X, interromperam esse processo de ensino “superior”.
E, no entanto, entre o final da idade Media e a Reforma entre os Séculos XI e XV que propriamente nasce a universidade, identificando-se logo “com sua sociedade e sua cultura, tornando-seefetivamente o órgão de elaboração do pensamento medieval. A igreja Católica desse tempo é responsável pela unificação do ensino superior em um só órgão, a “universidade”. Isso ocorre como resultado de todo um esforço da igreja no sentido de fundamentar a sua ação política e religiosa, enquanto preparava seus quadros, o clero especificamente.
Observamos nessa época, por um lado, o forte climareligioso, determinado pela igreja católica, que naquelas circunstâncias, gerava o dogmatismo, a imposição de verdades, tão a gosto dos ambientes autoritários ainda em nossos dias; as universidades não ficaram ilesas do ambiente dogmático. Por outro lado, é nesses tempos que nasce e se cultiva, nas escolas universitárias, o hábito das discussões abertas, dos debates públicos, das disputas coloelementos integrantes do currículo e especificidade de certas disciplinas. É claro que tais debates sempre aconteciam sob a vigilância do professor que, além de moderador, garantia a ortodoxia das idéias e eventuais conclusões.
Manter a unidade do conhecimento básico para todas as especialidades e proporcionar aos futuros especialistas uma formação inicial unitária e geral é um esforçocaracterístico desse tempo. É claro que não podemos falar ainda do conhecimento científico, ao menos como é entendido hoje. Grande parte do trabalho intelectual desenvolvido nesses tempos gravita em torno das verdades da fé, religião e, para tanto, os estudos filosóficos – a filosofia – são bastante cultivados. Aristótoles, Platão e outros filósofos gregos são muito explorados pela escolástica, cuja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Universidade- criação e produção de conhecimento
  • Universidade
  • Universidade criação e produçao de conhecimento
  • Universidade criação e produção de conhecimento
  • Universidade criação e produção de conhecimento
  • Resenha: Universidade, criação e produção de conhecimento
  • Resumo: Universidade, criação e produção de conhecimento
  • Resenha sobre Universidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!