UNIVERSIDADE COMUNIT RIA DA REGI O DE CHAPEC UNOCHAPECO

416 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECO
ÁREA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DESIGN DE MODA
COMPONENTE CURRICULAR: MATERIAIS TEXTEIS
PROFESSOR: FERNANDA GRANDO
ACADÊMICA: KASSIANA SCHMIDT

SUSTENTABILIDADE

Qual é o significado de sustentabilidade? Como podemos relacionar com a moda?

Sustentabilidade é atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras de suprirem suas necessidades, ter um pensamento voltado para o cuidado com o meio ambiente, conservar, reciclar, reutilizar. A moda que sempre está mudando precisa de uma nova consciência, desde o processo de fabricação até o seu descarte, ai que a sustentabilidade entra. As indústrias têxteis poluem muito os rios, os solos e a atmosfera e é necessário o uso de novas ideias e tecnologias para haver um reaproveitamento dos materiais e a diminuição dessa poluição, já no descarte deve-se pensar na reutilização das roupas, numa customização da peça ou na própria reciclagem.

Qual a importância de buscar a aplicação da sustentabilidade na cadeia produtiva e/ou no descarte da moda? Descreva onde ela pode e deve estar envolvida.

Diminuição dos impactos no meio ambiente. Pode-se começar com a reciclagem de retalhos, aviamentos que diminui o uso de recursos naturais, reduz o consumo de água e o uso de corantes artificiais. No processo de tingimento poderia haver uma filtragem da água para ela ser reutilizada. Procurar materiais novos como garrafas PET, “pele” de peixes.

Qual a responsabilidade dos designers em geral, com o futuro do planeta?

Procurar materiais menos tóxicos e menos poluentes, fazer produtos que durem mais para gerar menos lixos, preocupar-se com a reutilização e a reciclagem, procurar novas tecnologias que ajudem na produção.

Imagine e descreva como serão as roupas, materiais alternativos e os tecidos do futuro (tanto sustentáveis quanto tecnológicos).

Utilização de fibras naturais (celulose, milho algodão orgânico bambu, soja) garrafas PET,

Relacionados