Universidade, ciência e formação acadêmica, de antônio joaquim severino

Páginas: 3 (551 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Ao entrar no ensino superior é necessário atender a requisitos básicos que condicionam o aprendizado e o ensino. São condições encontradas em toda modalidade de ensino, mas que se tornam prioritáriasno ingresso à universidade, sem essas condições ele perde a consistência e eficácia.
Historicamente no Ocidente a educação Superior tem uma tríplice finalidade:
Profissionalizar: Formarprofissionais de diferentes áreas por meio do ensino de competências técnicas e aprendizagem de habilidades.
Iniciar a prática científica: Formar cientistas através de diversas áreas e métodos do conhecimento.Formar consciência político social do estudante: Formar o cidadão estimulando sua tomada de consciência por parte de sua existência histórica, social e pessoal.
Atingindo esses objetivos o ensinosuperior cumpre seu papel fundamental: de aprimorar a vida. A Universidade é uma prestadora de serviços da sociedade que se utiliza do conhecimento para realizar este objetivo. O que se quer éfortalecer o exercício da cidadania, o bem-comum, a democracia e o bem-estar.
Para por em prática esse exercício da cidadania a Universidade desenvolve atividades específicas através do ensino, pesquisa eextensão. Atividades que devem se completar e atingir seus objetivos como um todo, é claro não deixando de lado seu foco individual. É como um todo constituído de partes distintas, cada uma com suaparticularidade, mas que juntas trabalham pelo mesmo objetivo. Dentre as três atividades a pesquisa deve-se ser considerada como base para as demais, só se aprende e só se ensina pesquisando, sópodemos saber o que temos para resolver pesquisando o problema.
A extensão é responsável por articular o ensino e a pesquisa; ela enriquece o processo pedagógico ao desenvolver alunos, docentes e acomunidade quando alcança o objetivo de levar conhecimento aos mesmos; e fortifica o processo político ao desenvolver a pesquisa para a produção de conhecimento.
É no processo de ensino e aprendizagem que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • Ciência, conhecimento e universidade. textos: severino, antônio joaquim. metodologia do trabalho científico.
  • Universidade, ciência e formação acadêmica
  • Universidade, ciência e formação acadêmica
  • Severino, antônio joaquim. metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – são paulo: cortez, 2007....
  • Resumo Universidade, ciência e formação acadêmica
  • Fichamento: universidade, ciência e formação acadêmica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!