UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

3869 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO

Atualmente, os SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais são utilizados em grande parte das aplicações existentes no mercado. Com o avanço da tecnologia, houve uma grande melhora no hardware disponível, principalmente no que se refere ao aumento da velocidade de processamento, quantidade de memória principal e do espaço de armazenamento em disco, o que tem forte impacto sobre o potencial de uso dos sistemas e conseqüentemente dos SGBDs que gerenciam dos dados destes sistemas.

Diversas empresas não fazem os investimentos necessários na área de tecnologia devido à falta de recursos financeiros. Existem, no mercado, sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD's) gratuitos capazes de substituir os sistemas proprietários, reduzindo significativamente o custo dos projetos de sistema.

O objetivo deste trabalho é, através de embasamento teórico e testes de laboratório coletar informações dos bancos PostgreSQL e SQL Server, considerando como elementos de avaliação desempenho, disponibilidade e segurança para definir qual desses SGBDs melhor atende a esses requisitos, por serem considerados estes critérios os mais importantes na seleção de softwares desta categoria.

Sobre desempenho foi realizado um estudo detalhado do funcionamento dos dois bancos no que diz respeito às inserções, seleções, buscas e remoções. Neste estudo são comparados os tempos de processamento de cada elemento citado para cada tipo de dado previamente definido. Quanto à disponibilidade, foram realizados testes simulando falhas de sistema para verificar a capacidade de recuperação dos dois produtos. No critério segurança, foi feito um levantamento dos protocolos de criptografia implementados pelos SGBDs avaliados.

Neste trabalho são apresentadas tabelas e gráficos comparativos entre os dois SGBDs, com os resultados obtidos nos testes, facilitando a visualização dos mesmos.

No capítulo 1 é apresentada a fundamentação teórica de banco de dados com os

Relacionados