UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015







UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO- AMERICANA –SP
LICENCIATURA -DISCIPLINAS NORTEADORAS:
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

PROFESSORA TUTORA ONLINE:NELLY CARLA REIS BARROS





RA-2807882940- LUCILENE TRINCA RAPOZO




16/04/2015
INTRODUÇÃO
Compreender as regras estruturais essenciais da organização da educação brasileira significa entender ocontexto educacional sob a uma visão contemporânea, quebrando regras profundas na sociedade, e trazendo consigo os ideais de uma sociedade globalizada. Nessas modificações, encontram-se presentes a diversidade, modelada no que se entende por multiculturalismo educacional, ou seja, aliar o tradicional às constantes modificações da nova estrutura familiar, bem como aos vários aspectos étnicos,sociais, religiosos, etc. 
Ultrapassadas as idéias gerais norteadoras, propõe-se o presente desafio profissional, com o objetivo de analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das Escolas. 
Planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos da EscolaMunicipal Saber Conviver, bem como organizar as práticas pedagógicas que estejam de acordo com o Projeto Pedagógico Curricular proposto com o fim de valorizar e promover a diversidade e o multiculturalismo será um desafio a ser vencido por meio de etapas propostas a seguir, cada uma com seu respectivo comando, atendendo a função essencial da valorização da educação nas mais diversas vertentes.Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.






Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
Art. 1º, § 2º. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. 
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedadehumana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; 
III - pluralismo deideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; 
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Art. 33. Oensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplinados horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.







Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
- Compreender a cidadania como participação social e política, assimcomo exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia- a – dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio ás injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; 
-Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA
  • Universidade Anhanguera
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA
  • Universidade Anhanguera
  • UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!