UNIVERISADE DE OHIO

1917 palavras 8 páginas
Teoria dos Traços

Ela se estendeu no seculo XIX até o final da decada de 40 . Foi chamada posteriomente de “Teoria do Grande homem “ pois ela tentava indentificar os traços e qualidades sucedendo do seu nascimento que fazem com que as pessoas se tornem grandes lideres . Analisavam seus traços e seus comportamentos . Esta teoria conclui que um líder não se "cria" com tecnicas de desenvolvimento pessoal,mas sim que o poder de liderança já nasce com uma pessoa, possuindo uma serie de características que os difereciam logo dos não líderes.
Os traços avaliados nessa teoria que definiriam se a pessoa é ou não um bom lider eram três, a personalidade, que é quando se avalia como a pessoa se comporta perante a sociedade e suas caracteristicas principais, como por exemplo sua auto confiança, iniciativa ,audacia entre outros, logo adiante o aspecto fisico, uma boa estrutura, altura, porte e aparencia, e por ultimo as habilidades intelectuais onde era avaliado a inteligencia e a capacidade de relacionamento interpessoal, entre outros conhecimentos variaveis, se sabe falar outros idiomas.
Nessa teoria, o líder era considerado uma pessoa dotada, hereditariamente, de qualidades únicas que o diferenciavam dos seus seguidores. A partir da análise documental sobre grandes líderes, buscou-se examinar a existência de características comuns entre eles (Melo, 2004).
O desenvolvimento de testes psicológicos providenciara o potencial para testar o conceito do traço. Se a liderança é um traço pessoal, este deveria ser mensurável, e pessoas com um alto nível deste traço poderiam ser colocadas em posições que requeriam tal talento. Se isso fosse provado correto, a sociedade poderia se beneficiar enormemente da seleção melhorada de líderes (Vroom & Jago, 2007).
Mas logo em seguida vieram as criticas, de lideres darem certo em um determinada situação e em outra não se encaixar, o processo não era tratado de uma maneira ampla, pois eles definiram como um ponto só que faz as pessoas

Relacionados

  • Tese Bulimiaeanorexia
    54954 palavras | 220 páginas