Unitização de cargas

Páginas: 7 (1710 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
ALMOXERIFE

Manaus - 08/05/2012

Alexandria Pires Sousa.
Manoel M. O. L.
Jhonny

Almoxarife

Trabalho solicitado pela professora: Djanira da disciplina: Almoxarife, do turno Noturno.

MANAUS – AM

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
1 UNITIZAÇÃO: CONCEITOS 5
1.1 CONCEITOS GERAIS E TIPOS DE UNITIZAÇÃO 5
1.2 CUSTOS E SEGURANÇA NA UNITIZAÇÃO DE CARGAS 5
2 SISTEMAS DE UNITIZAÇÃODE CARGAS 7
2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PALETES 7
3 CONTEINERS 8
3.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS CONTÊINERES 8
4 OUTROS ELEMENTOS 10
5 CONCLUSÃO 11
6 BIBLIOGRAFIA 12



INTRODUÇÃO

O trabalho de carregar, descarregar e movimentar materiais é um esforço que toda empresa deve realizar durante suas atividades. Porém, tratam-se de operações que, além de não agregaremqualquer valor ao produto, possuem custos elevadíssimos, sendo um fator decisivo na competitividade das empresas.
Dentro deste enfoque, surge uma alternativa para buscar a minimização destes custos: a unitização de cargas. Este tipo de abordagem vem sendo empregada por várias empresas, que além de obterem maior lucro, ganham em segurança e em facilidade de manuseio de produtos.
Neste trabalho,traremos conceitos básicos sobre unitização, enfatizando o uso de pallets e conteiners, que são as formas mais comuns de unitização nas empresas atualmente.

1 UNITIZAÇÃO DE CARGAS

Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e otempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior segurança à carga, eliminando seu manuseio direto.
1.1 CONCEITOS GERAIS E TIPOS DE UNITIZAÇÃO
A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maioragilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.
Os tipos mais comuns de unitização de cargas são as seguintes:
* Cargas paletizadas
* Cargas pré-lingadas
* Contêineres
* Tipos especiais de unitização

1.2 CUSTOS E SEGURANÇA NAUNITIZAÇÃO DE CARGAS
Aplicada exclusivamente às chamadas cargas gerais, a unitização consiste na reunião de uma certa quantidade de volumes isolados em uma única unidade de carga, com dimensões padronizadas ou não, cuja movimentação é feita por meios mecânicos. A mágica produzida pela unitização é elementar. Ao se reacomodar a carga solta em carga unitizada, são palpáveis os ganhos deprodutividade em tempo, espaço e custos que se podem obter mediante a utilização de pallets, conteineres, lingas, contentores flexíveis ou sapatas - os métodos mais empregados. Transformando pequenos volumes heterogêneos em grandes volumes homogêneos, a unitização facilita toda a seqüência de operações, desde a empresa produtora até o importador. Manipulação, separação, conferência, entrega,transporte e armazenamento ficam racionalmente otimizados. E isto, no cômputo global, implica sem dúvida custos menores de capatazia portuária e maior segurança quanto à integridade das mercadorias, além de ser condição primordial para um melhor rendimento no transporte intermodal, isto é, quando as unidades passam por operações de transbordo entre duas ou mais modalidades de transporte. E, dadofundamental, a carga unitizada, por encurtar a estadia dos navios, pode fazer jus a fretes promocionais ou a reduções de frete na navegação de longo curso conferenciada, ao mesmo tempo que coloca o usuário em condições de negociar preços mais vantajosos com a navegação não conferenciada.

1. Conhecer as vantagens e desvantagens de cada sistema de unitização de cargas.
2. Conhecer os tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unitização de cargas
  • Unitizacao de cargas
  • Unitização de cargas
  • Unitização de Cargas
  • Unitização de cargas
  • Unitização de carga
  • Unitizaçaõ de cargas
  • Principais sistemas de unitização de cargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!