UNIP Universidade Paulista DisciplinaOnline Sistemas De Conte Ndo Online Para Alunos

624 palavras 3 páginas
11/08/2015

UNIP ­ Universidade Paulista : DisciplinaOnline ­ Sistemas de conteúdo online para Alunos.

6.1.Biologia da espécie: Javalis: Animais da família Suiidae, são animais exóticos de hábito solitário, são onívoros e menos agressivos que catetos e queixadas. Catetos e Queixadas: Animais da família Tayassuidae, são animais silvestres de hábitos gregários, são onívoros.
6.2.Instalações de criação: Javalis: Podem ser criados em sistema confinado, semi­confinado e semi­liberdade. Animais de sangue puro não devem ser criados em sistema confinado para evitar perda de características naturais.
Catetos e Queixadas: Podem ser criados no sistema intensivo, mas o mais indicado é o sistema semi­intensivo.
6.3.Manejo nutricional e reprodutivo: São animais onívoros e a alimentação pode ser baseada em cana, milho, mandioca, banana e frutas diversas, capim e abóbora, além de gramíneas e raízes. Uma alternativa é a ração comercial para suínos, principalmente para javalis. Os javalis podem ter de 2­10 filhotes uma vez ao ano. Catetos e Queixadas podem ter 1­4 filhotes duas vezes ao ano.
6.4.Aspectos sanitários e principais doenças: São animais extremamente resistentes às doenças. Normalmente as enfermidades que podem estar associadas a estas espécies estão relacionadas ao estresse da criação em cativeiro e do manejo. Deve­se ter especial atenção às ecto e endoparasitoses. Devem ser adotadas todas as medidas profiláticas necessárias para manter uma excelente qualidade da criação, como vermifugação periódica a cada 4 meses. Medidas de higienização são extremamente necessárias e as características naturais das espécies deve ser respeitadas. Podem ser utilizados produtos destinados para suínos.
6.5.Aspectos comerciais: A carne é bastante apreciada e apresenta características nutricionais melhores do que a carne suína. O couro tem alto valor comercial, principalmente no mercado internacional.
6.6.Interação animal/meio ambiente (visão ecológica da criação): O javali é uma espécie

Relacionados