Unip - Thau aula 1

1060 palavras 5 páginas




“A cidade – local de estabelecimento aparelhado, diferenciado e ao mesmo tempo privilegiado, sede da autoridade – nasce da aldeia, mas não é apenas uma aldeia que cresceu. Ela se forma (…) quando as indústrias e os serviços já não são executados pelas pessoas que cultivam a terra, mas por outras que não tem esta obrigação, e que são mantidas pelas primeiras com o excedente do produto total.” (BENEVOLO, 2003. p. 23)
“Espaço delimitado e contínuo, ocupado de forma permanente por um aglomerado humano denso e considerável em número, cuja evolução e estrutura são determinadas pelo meio físico, desenvolvimento tecnológico e modo de produção existente e cuja população possui “status” urbano.” (FERRARI, 2004. p. 72)

“De Babel a Brasília, como surgiu e se transformou a cidade? O próprio espaço urbano se encarrega de contar parte de sua história. A arquitetura, esta natureza fabricada, na perenidade dos materiais tem esse dom de durar, permanecer, legar ao tempo os vestígios de sua existência. Por isso, além de continente das experiências humanas, a cidade é também um registro, uma escrita, materialização de sua própria história.” (p.9)







Domínio sobre o espaço: apropriação material e ritual do território – “(...) primeiras marcas do desejo humano de modelar a natureza.”

O tijolo: unidade geométrica simples e padronizada que permite a produção em escala e permite a realização física das formas que se imagina.
O templo como ímã: reunião das pessoas para os rituais – cidade dos deuses e dos mortos antes da cidade dos vivos. (p.13 e 14)








Construir cidades – forma de escrita.
“Na história, os dois fenômenos – escrita e cidade – ocorreram quase que simultaneamente, impulsionados pela necessidade de memorização, medida e gestão do trabalho coletivo.” (p.16)
A cidade como local permanente de moradia e trabalho
– produção excedente para além das necessidades de consumo imediato – moradores

Relacionados

  • Resumo do livro francois ascher - os novos princípios do urbanismo
    2050 palavras | 9 páginas
  • Resenha unip thau 1
    269 palavras | 2 páginas
  • Conjunto Residencial Prefeito Mendes De Moraes
    2408 palavras | 10 páginas