UNIP Neutoanatomofisiologia I

1120 palavras 5 páginas
UNIPÊ – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
PSICOLOGIA

JOEL JONATHAN C. TAVARES

NEUROANATOMOFISIOLOGIA I

JOÃO PESSOA – PB
2015

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO SOBRE NEURÔNIOS E GLIÓCITOS

JOEL JONATHAN C. TAVARES

NEUROANATOMOFISIOLOGIA I

Trabalho apresentando à disciplina de Neuroanatomofisiologia I ministrado pelo professor Guilherme
Stanford aos alunos do primeiro período do ano de 2015 turno noturno

JOÃO PESSOA – PB
2015

Exercício de fixação
1. Com a manchete “o voo de Maurren”, O estado de São Paulo noticiou, no dia 23 de agosto de 2008, que a saltadora Maurren
Maggi ganhou a segunda medalha de outro para o brasil nos últimos jogos olímpicos. No salto de 7,04 m de distância, Maurren utilizou a força originada da contração do tecido muscular esquelético. Para que pudesse chegar a essa marca, foi preciso contração muscular e coordenação dos movimentos por meio de impulsos nervosos.
a) Explique como o neurônio transmite o impulso nervoso ao músculo. Através de sinapses. São libertados neurotransmissores na fenda sináptica que fazem com que o músculo efetue trabalho ou seja inibido. b) Para saltar é necessária a integração das estruturas ósseas
(esqueleto) com os tendões e os músculos. Explique como ocorre a integração dessas três estruturas para propiciar à atleta a excursão do salto.
Há uma contração muscular que move os ossos por um sistema de alavanca 2. Todas as células do organismo humano possuem uma diferença de potencial elétrico entre as faces interna e externa da membrana plasmática. Nas células nervosas, essa diferença é denominada potencial de repouso, pois um estimulo é capaz de desencadear uma fase de despolarização seguida de outra de repolarização; após isso, a situação de repouso se restabelece. A alteração de polaridade na membrana dessas células é chamada de potencial de ação que, repetindo-se ao longo dos axônios, forma o mecanismo responsável pela propagação do impulso nervoso.
O gráfico a seguir mostra a formação do potencial de ação.

Relacionados