UNIP GOVERNA A CORPORATIVA

2787 palavras 12 páginas
GOVERNANÇA CORPORATIVA

Exercício 1: É correto afirmar em Governança Corporativa..
I -É o sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e controladas pelo(s) acionista(s),
II -É o sistema pelo qual os acionistas são controlados pelas autoridades fiscais do Governo, III- Dá menos autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para reduzir o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,
IV - Dá mais autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para aumentar o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação, Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A - A I, apenas
B - A II, apenas
C - A IV , apenas
D - A I e II, apenas
E - A III e IV , apenas

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários: Apenas a afirmativa I está correta, porque nas organizações contemporâneas, os principais grupos e partes interessadas externas são os acionistas (também conhecido como stakeholders)

Exercício 2: "Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade". Esta é uma definição do:

A - Michael Porter
B - Michael Porter e Kramer
C - IBGC em 1995
D - IBGC após revisão de 1995
E - Todas alternativas ESTÃO incorretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários: Essa definição feita pelo IBGE, se encontra no Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Que foi fundado em 27 de novembro de 1995. Sendo o Código que visa o aprimoramento do padrão de governo das empresas nacionais.
Exercício 3: Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos,

Relacionados

  • Drogas e culturas
    194634 palavras | 779 páginas