UNINORTE

1621 palavras 7 páginas
UNINORTE – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
ENGENHARIA CIVIL

CONCRETO ARMADO

OLAVO RAMON GOMES PADILHA MIRANDA
PROF. JOSÉ ROBERTO DE QUEIROZ ABREU
INFRA – ESTRUTURA EM CONCRETO

MANAUS/AM
2014
OLAVO RAMON GOMES PADILHA MIRANDA

CONCRETO ARMADO

Trabalho sobre concreto armado, referente a nota do provão da matéria de INFRA – Estrutura em Concreto, ministrada pelo professor José Roberto de Queiroz Abreu, do curso de Engenharia Civil, da instituição UNINORTE – Centro Universitário do Norte.

MANAUS/AM
2014
INTRODUÇÃO

Será abordado através deste trabalho, um pouco sobre o conhecimento de formas de trabalhar com concreto armado, as histórias de como surgiram esse tipo de serviço, as vantagens e desvantagens e as normas utilizadas.

Produção
Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido.
As operações básicas de produção do concreto são:
Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionamento em qualquer ponto de sua massa sem segregação dos constituintes.
Transporte: Levar o concreto do ponto onde foi preparado ao local onde será aplicado, podendo ser dentro da obra ou para ela, quando misturado em usina.

Concretagem, ou lançamento, da massa nas vigas de aço armadas

Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas. Começa-se após 2 a 4 horas a "pega",(perda do abatimento e consequentemente endurecimento e ganho de resistência), dependendo da quantidade e do tipo de cimento.
Adensamento: Espalhamento e conformação do concreto, procurando eliminar o ar aprisionado, além de preencher totalmente as

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas