unificacao 1

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
6. Unificação da Itália

Processo de Unificação
O processo de unificação não foi pacífico, o Império Austro-Húngaro não queria ceder os reinos controlados pelas famílias reais austríacas. Assim, com o apoio dos movimentos populares liderados por Giuseppe Garibaldi e de tropas francesas, os piemonteses entraram em guerra contra o império Áustro-Húngaro e venceram. Vencedores, os piemonteses deramo primeiro passo para a unificação e conquistaram o reino da Lombardia. E logo após, em 1860, as tropas piemonteses e os camisas vermelhas conquistaram também o reino das Duas Sicílias.
Em 1861, os Estados Pontifícios foram anexados à Alta Itália, formando assim o Reino da Itália. E em 1866, os italianos, com o apoio da Prússia, anexaram também o reino de Veneza.
Faltava apenas anexar Roma, queera a capital do Estado da Igreja Católica, muito bem protegida por militares franceses. Porém, em 1870, a França entrou em guerra contra a Prússia. Sem a proteção militar francesa, os italianos conquistaram a cidade e a transformaram na capital da Itália, que assim teve sua unificação concluída.
QUESTÃO ROMANA: A existência das Estados Pontifícios, governados pela Igreja Católica, terminou quandoas tropas do Rei Vitor Emanuel segundo entraram em Roma e a incorporaram no Reino da Itália. Vítor Emanuel segundo ofereceu como compensação ao papa, uma indenização e o compromisso de mantê-lo como Chefe do Estado do Vaticano. O papa, porém, recusa-se a reconhecer essa situação e considera-se prisioneiro do poder laico.

Antecedentes
Durante o período napoleônico, a Europa foi alterada tantopolítica quanto economicamente. E para reorganizar as fronteiras que foram alteradas e ainda restaurar a ordem absolutista do antigo regime, foi criada uma conferência com os representantes das grandes potências européias, essa conferência foi chamada de Congresso de Viena.
O Congresso de Viena foi importante para firmar uma aliança entre os burgueses, intensificando o sentimento nacionalista. Onacionalismo foi uma doutrina que reivindicava para a nação o direito de praticar uma política ditada unicamente pelos seus próprios interesses, opondo a qualquer associação que limitasse seus poderes.
Entretanto, depois do Congresso de Viena, a Itália foi dividida em sete estados autônomos: Reino Lombardo-Veneziano, Módena e Toscana, o Estado Pontifício, Reino das duas Sicílias, Reino doPiemonte-Sardenha e Parma. Porém, era necessário unificar o mercado em torno dos grandes centros industriais, já que isso garantia a continuidade de desenvolvimento interno e permitia concorrer com o mercado exterior.
Jovem Itália
A Jovem Itália foi uma associação política, em 1831 por Giuseppe Mazzini. Seu objetivo era transformar a Itália em uma república democrática unitária.
Mazzini, antigo membro daCarbonária Italiana, fundou a Jovem Itália, ao constatar a ineficácia prática daquela sociedade secreta para seus objetivos políticos. Suas palavras de ordem eram: direito dos homens, progresso, igualdade jurídica e fraternidade. A sociedade organizou células revolucionárias em toda a Península Itálica.

Carbonária
Durante o domínio Napoleônico, formou-se na Itália uma resistência que contou com membrosde uma organização secreta: a Carbonária.
A Carbonária era uma sociedade mais ou menos maçônica, seu objetivo como o da maçonaria em geral, era combater a intolerância religiosa, o absolutismo e defender os ideais liberais.
Lutava contra os franceses, porque as tropas de Napoleão haviam iniciado uma espoliação da Itália, embora defendessem os mesmos princípios de Bonaparte. Com a expulsão dosfranceses, a Carbonária queria unificar a Itália através de uma revolução espontânea da classe trabalhadora, comandada por universitários e intelectuais, e implantar os ideais liberais.

Primeira Guerra Italiana
Em 1848, houve uma revolução na França que se espalhou por toda a Europa. Os protestos revolucionários estenderam-se até a Áustria, com rebeliões irrompendo em Milão, Lombardia e Veneza. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • unificaçao
  • unificação
  • Unificação
  • unificação italiana
  • Unificação alemã
  • unificação de penas
  • unificação da alemanha
  • Unificação italiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!