Unificação

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Itália 

A Itália ficou dividida no Congresso de Viena em sete estados.
Ao Papa soberano de um dos estados interessava a divisão política porque reforçava o seu poder e o preservava.
O outrogrande inimigo da unificação italiana era o Império Austro Húngaro que dominava no norte e centro da península. Os italianos,desejosos de acabarem com a supremacia da Áustria, iniciaram uma sucessãode pronunciamentos organizando-se várias sociedades secretas impulsionadas pela Maçonaria, entre as quais a Carbonária.

Em Nápoles deu-se uma revolta em 1820 tendo o rei promulgado umaConstituição o mesmo acontecendo no Piemonte onde o monarca foi proclamado rei de Itália.
Os austríacos restaeleceram a ordem e interveio em Nápoles e no Piemonte perseguindo os liberais e prendendo ospatriotas.

A partir do reino do Piemonte e Sardenha, governado pelo rei Vitor Emanuel II iniciou-se o movimento de unificação com a ajuda do primeiro ministro Cavour e dos exércitos franceses com cujaajuda os patriotas italianos combateram os austríacos e lhes conquistaram os territórios da Lombardia. Os piemonteses procuraram o apoio militar declarado da França e o Imperador Napoleão IIIdesencadeando a reacção da Áustria que pretendia dominar ainda no norte de Itália.
A guerra entre a Áustria e a França iniciou-se tendo os exércitos franceses vencido os austríacos. No entanto sob a ameaça daintervenção prussiana a guerra foi suspensa com um acordo entre os dois países pelo qual a Áustria entregava o Piemonte à França que por sua vez o entregou aos piemonteses conservando apenas a Venécia.Em 1860, os ducados de Parma, Modena e Toscana votaram em plebiscito pela integração na monarquia piemontesa e no centro da península, e movimentos populares entregaram alguns dos territórios daIgreja ao rei Vitor Emanuel.
Finalmente o aventureiro Garibaldi conquistou os territórios do sul, Reino das Duas Sicilias, para a monarquia piemontesa, Nápoles e a Sicília. Vitor Emanuel avançou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • unificação
  • unificação italiana
  • unificacao 1
  • Unificação alemã
  • unificação de penas
  • unificação da alemanha
  • Unificação italiana
  • UNIFICAÇÃO DAS PENAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!