Unificação da Alemanha

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2014
Confederação Germânica
Um dos maiores conquistadores de toda a Europa, o imperador francês Napoleão Bonaparte foi responsável por uma grande divisão do continente em prol de seus interesses. Depois da derrota de Napoleão, o Congresso de Viena estabeleceu um novo sistema europeu de política e diplomacia baseado no equilíbrio do poder. Este sistema reorganizou a Europa em esferas de influência asquais, em alguns casos, acabou com as aspirações de várias nacionalidades, incluindo os alemães e os italianos. As monarquias européias decidiram reunir o território Sacro Romano-Germânico, com o nome de Confederação Germânica. Tal confederação consistia em uma região formada por 39 Estados independentes comprometidos a defenderem a soberania das monarquias dos estados participantes.
Prússia eÁustria
Dentro desse aglomerado de monarquias, as nações mais potentes eram a Prússia, dominada pela dinastia dos Hohenzollern, e a Áustria, governada pelos Habsburgos. Porém, os dois países organizavam suas economias de forma diferente.
Por um lado, os austríacos tinham seu desenvolvimento econômico sustentado pelo seu forte setor agrícola. De outro, a Prússia via no processo de unificaçãopolítica dos estados confederados um importante passo para o desenvolvimento econômico daquela região. Buscando efetivar seu interesse, a Prússia criou uma zona aduana chamada de Zollverein, que aboliu as taxas alfandegárias entre as monarquias envolvidas no acordo, ela ajudou a criar um sentido de unificação econômica mais abrangente. A União ajudou a reduzir potenciais barreiras entre os estadosalemães, desenvolvendo o transporte de matérias-primas e bens acabados, facilitando a mobilização de bens através das fronteiras territoriais, e com valores de custo, transporte e de venda mais acessíveis. Estes fatores foram de especial importância para os centros industriais emergentes, muitos dos quais localizados na Renânia.
Em Hambach, as posições dos diferentes oradores demonstraram quetinham idéias díspares. Unidos apenas pela ideia de unificação, a sua forma de como alcançar este objetivo não incluía planos concretos, mas sim uma noção muito vaga de que o Volk (o povo), se devidamente educado, faria, ele mesmo, a unificação. Discursos eloqüentes e piqueniques, não se concretizavam em novas políticas, ou regras burocráticas ou administrativas. Enquanto muitos falavam acerca danecessidade de uma constituição, nenhum documento saia das discussões. Em 1848, os nacionalistas solicitaram uma solução para este problema.
Alheia a esse processo de industrialização e unificação, a Áustria foi excluída do acordo. Prestigiado com o cargo de primeiro-ministro da Prússia, o chanceler Otto Von Bismarck tomou a missão de promover o processo de unificação alemã. Em 1864, entrou emguerra contra a Dinamarca e assim conquistou territórios perdidos durante o Congresso de Viena.
Em 1857, o rei Frederico Guilherme IV da Prússia sofreu uma apoplexia e deixou de poder governar. O seu irmão Guilherme tornou-se o príncipe regente do Reino da Prússia em 1858. Entretanto, Helmuth von Moltke foi nomeado chefe do Estado-Maior da Prússia in 1857, e Albrecht von Roon tornar-se-ia ministroda Guerra da Prússia em 1859. Esta mudanças repentinas de autoridade no interior do sistema militar da Prússia teriam importantes conseqüências. Von Roon e Guilherme (que tinha um especial interesse nas estruturas militares) deram início a uma reorganização no exército prussiano, enquanto Moltke redesenhou a defesa estratégica da Prússia racionalizando o comando operacional. As reformas doexército prussiano (em especial, como lhes pagar) provocaram uma crise constitucional em 1860, pois tanto o parlamento como Guilherme - através do seu ministro de Guerra — queriam ter o controlo do orçamento militar. Guilherme, coroado rei Guilherme I em 1861, nomeou Otto von Bismarck para ministro-presidente da Prússia em 1862. Bismarck solucionou a crise em favor do ministro da Guerra
Guerra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da alemanha
  • Unificação da Alemanha e da Itália
  • unificação da italia e alemanha
  • a unificação da Alemanha e itália
  • unificação da Alemanha- guerra franco prussiana
  • unificaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!