Unificação da alemanha

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
A Unificação da Alemanha


A Alemanha, em meados do século XIX, era formada por uma confederação de principados e Estados com sede na cidade de Frankfurt. A Prússia e a Áustria ocupavam um lugarde destaque na confederação, procurando manter o equilíbrio entre as forças revolucionárias que ameaçavam a aristocracia conservadora (Junkers).
Em meados do século XIX, a agricultura era aprincipal atividade econômica, permanecendo as relações feudais de produção.
O poder dos junkers apoiava-se na manutenção do exército mercenário e na aquisição de terras extorquidas aos camponeses. Àsemelhança do que se registrava em outros países europeus, também entre os germânicos ocorria à concentração de mão de obra nos centros urbanos, procedentes da exclusão rural. O desemprego e as máscondições de vida decorrentes desta situação provocaram revoltas.
As atividades industriais desenvolvidas nas regiões da Renânia, Westfália, Silésia e Saxônia esbarravam na diversidadealfandegária dos diferentes reinos, emperrando o desenvolvimento capitalista. Para eliminar este problema, fundou-se a Associação Geral para o Comércio e Indústria, e, posteriormente, sob a liderança da Prússia,surgiu a união alfandegária. Através desse acordo, foi criada uma liga aduaneira que aboliu os impostos alfandegários entre os vários Estados germânicos com a exclusão da Áustria.
Essa medidapromoveu a livre circulação de mercadorias, favorecendo, desta forma, o comércio entre os vários Estados e impulsionando o desenvolvimento industrial.
Em termos políticos, diferentes ideologiasforam se firmando em projetos distintos:
Os grandes industriais desejavam reformas garantidas por uma constituição, a pequena burguesia pretendia a democracia (igualdade de direitos e soberaniapopular), defendia a federação e não o centralismo unitário, as lideranças urbanas e o operariado partilhavam das ideias socialistas.
A Unificação era necessária, porém,muitas guerras ocorriam e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha e da Itália
  • unificação da italia e alemanha
  • a unificação da Alemanha e itália
  • unificação da Alemanha- guerra franco prussiana
  • unificaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!