Unificação da Alemanha e da Itália - Döpke

Páginas: 8 (1944 palavras) Publicado: 7 de julho de 2013
Bibliografia: DÖPCKE, Wolfgang. Relações Internacionais - Dois Séculos de História: Entre a Preponderância Europeia e a Emergência Americano-soviética (1815-1947), p. 105-169.
3. Apogeu e colapso do sistema internacional europeu (1871-1918)
3.1. Tendências principais nas relações internacionais
Nova época nas relações internacionais:
I. A Alemanha é unificada em 1871, e, pouco depois, passapor um processo de industrialização. O antigo vácuo de poder no centro da Europa dá lugar a uma potência continental e gera uma reestruturação do sistema europeu de Estados.
II. A Inglaterra, a França e a Rússia superam suas rivalidades e se unem para formar uma aliança defensiva contra a Alemanha devido ao temor pelas ambições alemãs.
III. Tanto a unificação da Itália quanto a da Alemanhaproduziram a dissolvição de vários pequenos países que até então desempenhavam o papel de Estado-tampão entre as grandes potências, o gera uma subtração das áreas de expansão dentro da Europa.
IV. A remodelagem do concerto de Viena chega ao fim graças às alterações sofridas pela balança de poder. Ocorre a formação de sistemas de alianças, que, anos mais tarde, daria origem à bipolarização docontinente em dois blocos de poder, a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e a Tríplice Entente (França, Rússia e Grã-Bretanha).
V. O desenvolvimento do Imperialismo força a entrada no sistema internacional das partes do mundo que ainda estavam fora do mesmo. Completa-se, portanto, a construção da rede global de relações econômicas, estratégicas e políticas dominadas pelas potênciaseuropeias.
VI. Tal período marca o fim dos vácuos de poder no mundo e o apogeu da hegemonia global das potências europeias. Ao mesmo tempo, no entanto, algumas limitações ao poder europeu já se tornam perceptíveis. Esses fatores são um esboço do futuro desafio que a hegemonia europeia viria a sofrer:
a) Os Estados Unidos se colocam como a primeira potência industrial do mundo após o fim o fim daGuerra de Secessão (1885). Porém, isso só se reflete de fato após a 1ª Guerra Mundial, na qual o país também se mostra uma potência militar mundial.
b) O Japão, a partir de 1860, deixa de ser um país agrofeudal e se transforma em uma potência industrializada. Contudo, assim como nos Estados Unidos, esse desdobramento só é pleno após a 1ª Guerra Mundial.
c) A resistência dos países nãoindustrializados do sul sob dominação europeia (África e Ásia) geram repercussões importantes no exercício dessa dominação, visto que as potências são obrigadas a ceder a alguns interesses locais.
VII. Se por um lado é mantida a hierarquia interna no sistema europeu, liderado por uma pentarquia (Alemanha, França, Grã-Bretanha, Rússia e Áustria-Hungria); por outro, altera-se a balança de poder deste:
a) APrússia, que era a mais fraca entre as cinco grandes potências, é catapultada (sob a forma de Império Alemão) para a posição de potencial hegemonia no continente.
b) A Áustria correu o perigo de deixar esse círculo de grandes potências devido a problemas internos, originados na heterogeneidade étnica do Estado e em seu atraso econômico.
c) A Rússia, apesar de ser o país mais populoso da Europa,apresentava um grande atraso industrial.
d) A Itália, depois de 1871, é chamada diversas vezes para integrar o círculo de grandes potências, o que, segundo Döpcke, ocorre principalmente por razão de cortesia, mas também pela capacidade italiana de fazer guerra mesmo sendo atrasada economicamente e possuindo uma insuficiência militar. Essa qualificação da Itália como potência é, na verdade, poucoséria.
VIII. Até então as pessoas envolvidas nas relações internacionais, com exceção parcial dos franceses, vinham quase que exclusivamente da nobreza. Após 1871 ocorre uma alteração nas forças sociais das relações internacionais e se inicia uma lenta, mas contínua, democratização. Dessa forma, os governos passam a ter que considerar novas forças políticas internas, como partidos populares,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • unificação da italia e alemanha
  • a unificação da Alemanha e itália
  • Unificação da italia
  • A Unificação da Itália
  • unificação da alemanha
  • Unificaçao Italia
  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!