unificação da Alemanha- guerra franco prussiana

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013





1 INTRODUÇAO
  Pretendo, com este trabalho, pesquisar e aprender sobre a unificação da Alemanha que ocorreu com a liderança da Prússia que provoca varias guerras com o comando de Otto Von Bismarck, que tinha foi o responsável pela unificação da Alemanha, com este trabalho também irei abordar a guerra franco-prussiana que tem como assunto a guerra entre a França e a Prússia, que acabaperdendo, com ess vitória a Prússia consegue a unificação, tornandosse assim uma das maiores potencias econômicas da Europa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


2 UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA
 
            Após a derrota de Napoleão, a reorganização das monarquias européias originou a Confederação Alemã. Esta confederação era formada por uma região de 38 Estados independentes que tinhamcomo objetivo se defenderem das monarquias dos estados envolvidos. Áustria e Prússia destacaram-se dentro desse conjunto de monarquias.
 
            A Áustria tinha seu desenvolvimento econômico graças ao forte setor agrícola. Já a Prússia via acreditava que no processo de unificação política dos estados confederados um importante avanço para o desenvolvimento econômico daquela região. APrússia também criou uma zona aduana chamada de Zollverein, que acabou com as taxas alfandegárias entre as monarquias integrantes.
 
A Áustria era contra o processo de unificação e industrialização, acabando assim expulsa do acordo. O primeiro-ministro da Prússia, o chanceler Otto Von Bismarck era responsável pela unificação da Alemanha. Em 1864, Bismarck propôs uma aliança com a Áustria contra aDinamarca e assim retomou territórios perdidos no Congresso de Viena. 

            Dois anos mais tarde a Prússia junto a Itália avançaram sobre a Áustria, que ficou conhecida como a Guerra das Sete Semanas. Dando assim um importante passo para a unificação da Alemanha com a criação da Confederação Alemã do Norte. Com isso, a Prússia começou a se destacar politicamente entre os estados germânicos,deixando a Áustria para trás. Com o acontecimento de um desgaste político entre a Prússia e a França, o governo de Bismarck tinha em mãos a última manobra que consolidou o triunfo unificador. 
Em 1870, com a vitória na Guerra Franco-Prussiana, a Prússia conseguiu unificar a Alemanha. Coroado como kaiser (imperador) da Alemanha o rei Guilherme I foi considerado o líder mais importante do II ReichAlemão (Segundo Império Alemão). Conquistando também as regiões da Alsácia e da Lorena, o império alemão viveu a rápida ascensão de sua economia. 

O processo de unificação da Alemanha fez com que a Alemanha tornasse uma grande potencias econômica no continente europeu.
3 GUERRA FRACA-PRUSSIANA
 
            A guerra franco-prussiana  foi um conflito envolvendo a França contra os estadosgermânicos liderados pela Prússia, que aconteceu entre 1870 e 1871. Chanceler prussiano Otto Von Bismarck, com a intenção de unificar a Alemanha, desenvolveu a política que estava envolvida na guerra, com a intenção de unificar a Alemanha. Napoleão III, imperador francês, tinha como objetivo reconquistar o respeito perdido interna e externamente.      
           
            Este conflito inicioudevido aos grandes interesses políticos de ambos os lados, na disputa pela sucessão ao trono da Espanha. O que antecipou a guerra foi a candidatura de Leopoldo, príncipe de Hohenzollern-Sigmaringen e primo do rei da Prússia, ao trono espanhol, que ficou disponível apos à revolução espanhola de 1868. Leopoldo aceitou a candidatura, devido pressão feita por Bismarck, o governo francês, acreditando emuma aliança prussiano-espanhola, ameaçou declarar guerra à Prússia caso a candidatura de Leopoldo não fosse retirada, seguida de uma renúncia prussiana.
           
            Na verdade era apenas uma do chanceler prussiano, à qual Napoleão III caiu sem muita reflexão. A questão não era o trono espanhol, isso era apenas uma isca, pois a França iria atacar, levando os estados alemães a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação alemã, italiana e Guerra Franco-Prussiana
  • A guerra franco-prussiana
  • Guerra franco-prussiana
  • Guerra Franco-Prussiana
  • Guerra franco-prussiana
  • unificação da alemanha
  • Unificação da Alemanha
  • Unificação da Alemanha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!