Unificação alemã

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Uma primeira tentativa de unificação ocorreu em meados no século 19, por influência da chamada Primavera dos Povos - nome pelo qual são designados os movimentos revolucionários que ocorreram em 1848por toda a Europa.
Por um lado, os austríacos tinham seu desenvolvimento econômico sustentado pelo seu forte setor agrícola. De outro, a Prússia via no processo de unificação política dos estadosconfederados um importante passo para o desenvolvimento econômico daquela região. Buscando efetivar seu interesse, Em 1834 a Prússia criou uma zona aduana chamada de Zollverein (união aduaneira dosEstados Germânicos), que aboliu as taxas alfandegárias entre as monarquias envolvidas no acordo, com o objetivo de facilitar o comércio entre os Estados e incentivar o desenvolvimento industrial. Grandeparte dos estados entrou nesta união, porém a Áustria optou por ficar de fora. A criação desta união fez aumentar ainda mais o poder da Prússia e diminuir o da Áustria na Confederação.
Na ConfederaçãoGermânica, movimentos radicalizados exigiram sufrágio universal, a convocação de Assembleia Constituinte, a aprovação de novas cartas magnas e o fim do poder centralizado dos monarcas - quando não ofim da própria monarquia. Tudo isso envolto por um forte sentimento nacionalista e pelo desejo de, no curso daquele processo, unificar todos os estados num só país: a Alemanha.
Mas o impasse políticosurgido na Prússia e a inflexão da burguesia na Áustria - que, temerosa, mudou de posição, passando a apoiar o rei - deu novo ânimo às monarquias e inviabilizou a unificação.
A partir daí, ocorreramduas mudanças importantes: em primeiro lugar, os esforços para a unificação passaram a vir sobretudo da Prússia, com a exclusão da Áustria; em segundo lugar, em contraste com as tentativas iniciais,esse segundo momento ficou marcado pelas ações a partir do alto, operadas diretamente pelos que ocupavam o aparelho de Estado, e não mais por movimentos sociais que incluíssem os operários e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação alemã
  • Unificação Alemã
  • Unificação Alemã
  • Unificação alemã
  • unificação alemã
  • Unificação Alemâ
  • Unificação alemã
  • Unificação alemã e italiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!