unificação alemã

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
A Alemanha unficada nos seculo XIX por Bismarck (que dizia que se as pessoas soubessem como salsichas e poltica são feitas, nao iriam querer saber mais nem de uma nemda outra) seria o Segundo Reich, que nasceu dentro do salão de espelhos do palcio de Versalhes (motivo pra frances ter bronca de alemão até hoje).
O Primeiro Reichnasceu da partição do imperio de Carlos magno em (França-oeste e Alemanha-leste).O Primeiro Reich, porem nao emplacou . Nem com o ressurgimento de um poder fortetemporario na mao da dinastia saxã (otonidas) e nem na mao dos poderosos Habsburgs. Esta dinastia explica porque a Austria tem tanta influencia na Italia e na Alemanha aindanao-unficadas no seculo XIX antes de Cavour e Bismarck.
Os Habsburg quase unficaram a Alemanha,nos seculo XVI quando eram donos tb. da Holanda, Espanha e maioria dasAmericas, mas a ascençao de Lutero, a oposição da França e e do imperio Turco melaram seu projeto.
No seculo XVIII, a Prussia com seu despota iliuminista aparececomo jogador importante no dominio da Alemanha atrapalhando a Austria Habsburg.
A Prussia se salva na Guerra dos sete anos graças a liderança da um genio militar ( reiFrederico o grande), das batatas, do seu luteranismo e da ajuda financeira inglesa.
Tanto a Prussia quanto a Austria apanham de Napoleão, mas Restauração mantem maisou menos a composição de sua elite (nobreza latifundiaria aburguesada já arriscando industrialização).
O reino da Prussia , responsavel final pela unificação alemã,nasce como reino independente no iniciozinho do seculo XVIII, mas sua historia ANTERIOR é bem interessante para entender algumas atitudes alemãs nas guerras mundiais…
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação alemã
  • Unificação alemã
  • Unificação Alemã
  • Unificação Alemã
  • Unificação alemã
  • Unificação Alemâ
  • Unificação alemã
  • Unificação alemã e italiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!