Unificação alemã e italiana

Páginas: 6 (1333 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2015













UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA E ALEMANHA








Trabalho desenvolvido para fins avaliativo da disciplina História como requisito para obtenção do título de Técnico em estradas Pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
























Belém - PA
2014

HIDEKO YOSHIDA
DICKSON SOUZA
CAROLINE ARAÚJO
ALESSANDRO SOMBRAANA LÍDIA DE SOUSA
















Aprovado em 12 /11/ 2014






Belém - Pa
2014

1- INTRODUÇÃO
No século XIX, a maior parte dos territórios europeus já eram estados-nação, ou seja, países unificados. Itália e Alemanha, porém, não tinham o seu território unificado, o que prejudicava os interesses econômicos da burguesia destas regiões.
Uma série de guerras emedidas, cada uma à sua maneira, acabou levando estas duas regiões à unificação e a criação de estados fortes e centralizados.


2- DESENVOLVIMENTO DO TEMA
3- UNIFICAÇÃO ALEMÃ
Contexto histórico
Depois da queda de Napoleão, o processo de reorganização das monarquias europeias deu origem à formação da Confederação Alemã. Tal confederação consistia em uma região formada por 38 Estados independentescomprometidos a defenderem a soberania das monarquias dos estados participantes. Dentro desse aglomerado de monarquias, Áustria e Prússia sobressaiam-se enquanto as mais influentes nações da Confederação. Havia também um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária à unificação, a Prússia era favorável, pois pretendia aumentar seu poder sobre o territóriogermânico e ampliar o desenvolvimento industrial.

Figura 1- Mapa da Alemanha em processo de unificação
O Zollverein
Os austríacos tinham seu desenvolvimento econômico sustentado pelo seu forte setor agrícola. De outro, a Prússia via no processo de unificação política dos estados confederados um importante passo para o desenvolvimento econômico daquela região. Buscando efetivar seu interesse, aPrússia criou uma zona aduana chamada de Zollverein, que aboliu as taxas alfandegárias entre as monarquias envolvidas no acordo.
Alheia a esse processo de industrialização e unificação, a Áustria foi excluída do acordo. Prestigiado com o cargo de primeiro-ministro da Prússia, o chanceler Otto Von Bismarck tomou a missão de promover o processo de unificação alemã. Em 1864, entrou em guerra contra aDinamarca e assim conquistou territórios perdidos durante o Congresso de Viena.

Figura 2- Otto von Bismarck o "Chanceler de Ferro"

A guerra contra a Áustria
No ano de 1866, Bismarck entrou em conflito com a Áustria e, durante a Guerra das Sete Semanas, conseguiu dar um importante passo para a unificação com a criação da Confederação Alemã do Norte. Com isso, a Prússia passou a deter maiorinfluência política entre os estados germânicos, isolando a Áustria. Com a deflagração de um desgaste político entre a França e a Prússia, o governo de Bismarck tinha em mãos a última manobra que consolidou o triunfo unificador.
A guerra Franco-Prussiana e a Unificação
Para concluir o objetivo de unificar todos os Estados Germânicos, a Prússia precisava conquistar os estados do sul. Porém, oimperador da França, Napoleão III, se opôs a ideia de Bismark. Após um problema de sucessão no trono da Espanha, um parente do rei da Prússia teria direito a ocupar o cargo. Porém, Napoleão III, temendo o aumento do poder prussiano na Península Ibérica, foi contra e declarou guerra a Prússia em 1870.
Com um exército formado por militares prussianos e de outros estados germânicos, a Prússia comandou ainvasão e conquista da França.
Guilherme I foi proclamado Imperador da Alemanha em 1871, concluindo assim o processo de unificação da Alemanha.
Ainda em 1871 foi assinado o Tratado de Frankfurt entre França e Alemanha. Como derrotados, os franceses tiveram de pagar uma elevada indenização de guerra, além de ceder à Alemanha os territórios da Lorena e da Alsácia.

Consequências da unificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unificação alemã e italiana
  • Unificação Italiana e Alemã
  • Processo de unificação italiana e alemã
  • Unificação italiana e alemã
  • Imperialismo e Unificação Alemã e Italiana
  • Unificação italiana e alemã
  • Unificação italiana e alemã
  • unificação alema e italiana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!