UNIFAST A AUTONOMIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO MBITO MUNICIPAL MARLENE E JOSEANE

Páginas: 10 (2378 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
UNIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA SUPERIOR E TECNICA – UNIFAST
POLO I: SÃO JOSÉ DO BELMONTE-PE
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
PROFESSOR: CÍCERO NUNES

­








A AUTONOMIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO MUNICIPAL




JOSEANE DE MEDEIROS SILVA
MARLENE PEREIRA DE MATOS









SÃO JOSÉ DO BELMONTE – PE
2015
JOSEANE DE MEDEIROS SILVA
MARLENE PEREIRA DE MATOS












A AUTONOMIA DOASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO MUNICIPAL


O artigo foi elaborado para fins de avaliação semestral de curso de Bacharelado em Serviço Social, 8º período, sob orientação da Professor Cícero Nunes de acordo com as exigências curriculares e avaliativas da UNIFAST. Sendo um dos pré-requisitos da disciplina Elaboração da Monografia.









SÃO JOSÉ DO BELMONTE – PE
2015
A AUTONOMIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOÂMBITO MUNICIPAL1

Joseane de Medeiros Silva2
Marlene Pereira de Matos

RESUMO

O presente artigo é de suma importância para o futuro profissional como Assistente Social, onde o tema a estudar é sobre “A autonomia do Assistente Social, com finalidade a verdadeira função no âmbito municipal de São José do Belmonte, observar quais as suas limitações, seu pós e contras e os caminhos políticos nos quaisexistem. Ressaltando que o Serviço Social é um agente importantíssimo nas políticas sociais e principalmente no histórico do serviço social. Será citado sobre os autores como Álvoro I. M. Valls (2006), comentando sobre a ética no trabalho, Maria Glória Gohn (2003), na qual fala sobre os movimentos e lutas sociais dos profissionais num levantamento das políticas sociais, Maria Lucia Silva Barroco(2008), sobre ética social e seus fundamentos ontológicos, referente ao estudo de área de profissionais que veem responsabilizar uma oposição frente o exercício de cidadania e cada vez mostrando o compromisso ético com a classe trabalhadora.

PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Ética. Autonomia.

INTRODUÇÃO

O presente estudo deste artigo sobre “A autonomia do Assistente Social no âmbito municipal”,sempre tem problemas a enfrentar, porque quando se comenta em autonomia profissional na área a qual atuará, onde são submetidos as barreiras políticas, como Prefeitos e Primeiras Damas, pois o qual seria apenas o papel do Assistente Social, este por sua vez se torna até sendo o assistencialismo político.
Diante de uma análise, autonomia e autodeterminação de cada indivíduo não está em discurso, que émuito importante do Código de ética do Assistente Social. Se pararmos para questionar sobre autonomia, essencial de uma dignidade da natureza humana e qual o motivo de falar sobre este assunto na sociedade na qual estamos ingressados? Como podemos usar a autonomia como profissionais, proporcionando aos usuários dos serviços sociais, para que os mesmos possam usar também está autonomia, que naverdade eles não têm alternativas para fazer suas escolhas.
Este assunto tem que está sendo abordado, é complexo, principalmente em se tratando nas práticas profissionais do serviço social, não é uma tarefa fácil.
O objetivo deste artigo é apresentar as lutas que os profissionais de Serviço Social enfrentam no cotidiano, e falar de autonomia dos mesmos, com os primórdios da profissão até os diasatuais.
Nesta ocasião, para nós a intervenção social crítica e harmoniosa o Assistente Social temos como desenvolvimento diante desta autonomia no âmbito do município a metodologia de trabalho com famílias analisando o conhecimento técnico, habilidades e quais os saberes que expressam um conhecimento social do trabalho profissional do mesmo. Desta forma com magnificência de técnicas, quanto bemestruturado a um referencial teórico, se tem a garantia para análise e a interpretação da realidade, e principalmente com esta atuação, coerência e comprometida diante de uma execução do projeto-ético-politico da nossa profissão.


1. A AUTONOMIA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE


Para melhor iniciar o estudo sobre a autonomia do Assistente Social, com este estudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistentes Sociais da Prefeitura Municipal de Londrina
  • autonomia municipal
  • A interpretação da autonomia municipal
  • Descentralização e autonomia municipal
  • assistente social
  • Assistente social
  • assistente social
  • Assistente Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!