Unidunete

498 palavras 2 páginas
Engenharia clinica
Em engenharia clinica, as preocupações são hospitais e o sistema de saúde. O grande foco está na instrumentação médico-hospitalar; especificação, aquisição, instalação e a manutenção das diversas tecnologias médicas. As atividades desenvolvidas nessa área tem como objetivo fundamental o desenvolvimento e implementação de programas para o gerenciamento dos equipamentos médico-hospitalares e desenvolvimento de criteriosa de segurança a serem adotados para a utilização dos mesmos. Preocupa-se também com programas para gerenciamento de tecnologia medica.O engenheiro biomédico busca entre seus objetivos otimizar o cuidado com o paciente através da aplicação de técnicas de engenharia e de gerenciamento nas tecnologias da saúde. Atuando na área administrativa e de manutenção hospitalar contando com os serviços de: auditoria, consultoria, gerenciamento de serviços, gestão de patrimônios, treinamento aprimoramento e reciclagem de usuários.

Definição de engenharia clinica
Nos países desenvolvidos, o responsável por cuidar da evolução tecnologica no sistema de saúde é chamado engenheiro clinico. Essa profissão surgiu nos EUA na década de 60, principalmente pela necessidade de segurança no uso da tecnologia.

Importância
A importância do engenheiro clinico vem ao encontro de construção de ambientes, instalações, e manutenção de equipamentos de alta complexidade. As atividades destes profissionais reduzem a probabilidade de acidentes; minimizam os problemas de diagnostico e terapia ocasionados por equipamentos em más condições.

A engenharia clinica como estratégia na gestão hospitalar
O maior problema encontrado na evolução das tecnologias médicas é acompanhar os crescentes custos, pois os benefícios são cada vez maiores e melhores. No entanto, representam custos permanentemente elevados mesmo quando essa tecnologia já está mais difundida. Nesse contexto, sabe-se que a comunidade cientifica não vai parar de pesquisar e desenvolver novas

Relacionados

  • 123Sobre
    105211 palavras | 421 páginas