Unidades Gráficas de Processamento

Páginas: 9 (2223 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Unidades Gráficas de Processamento
Fernando Roethlisberger
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul)
Passo Fundo – RS – Brazil
nandoroth@hotmail.com
Resumo. O presente artigo tratará sobre as Unidades Gráficas de Processamento, também conhecidas com Graphics Processor Unit (GPU), responsáveis pelo processamento de vídeo de sistemas de computadores. Seráapresentada uma visão geral do que elas são e como funcionam e ainda serão apresentados alguns aspectos técnicos sobre sua utilidade, tecnologias, tipos e outras curiosidades.
Abstract. This paper will handle on the Graphics Processing Units, in portuguese, Unidades Gráficas de Processamento, responsible for the video processing in computer sistems. Will present an overview of what they are andhow they work and also discuss some technical aspects of their utility, technologies, types and other curiosities.
O que é uma unidade gráfica de processamento?
Conhecida como GPU (Graphics Processing Unit) e igualmente denominada por chip gráfico sem sombra de duvidas é a principal peça de uma placa de vídeo, é uma espécie de processador com a função de fazer os cálculos e que geram as imagensrepresentadas no monitor.
Foi criada com o proposito de produzir imagens, tirando essa tarefa extremamente árdua que antes era exercida pelo unicamente pelo processador principal. Sendo capaz de executar muitos cálculos matemáticos e geométricos, isto, uma condição extremamente necessária para o desenvolvimento de imagens 3D (utilizadas em jogos, exames médicos computadorizados, entre outros).  As GPU não são de uso exclusivo dos computadores, vídeo games também costumam fazer uso deste equipamento para a renderização de gráficos de jogos, utilizado no Playstation 3, Xbox 360 e o Nintendo Wii.
Onde está localizada?
Atualmente as GPUs podem ser encontradas em três locais diferentes na máquina onde ela está empregada.
Ela pode estar em uma placa de vídeo, componente que é conectado àplaca-mãe por meio de um slot. Neste tipo de configuração a GPU se encontra na parte mais central da placa, e é cercada pelos demais componentes que compõe a placa de vídeo. Nesta ocasião, geralmente existe um conjunto de dissipador e ventoinha, que servem para mantê-la na temperatura ideal, pois a GPU é um processador que gera muito calor. Essas placas de vídeo são chamadas de “Placas offboard”.A GPU também pode se localizar acoplada a placa-mãe, chamada de “placa onboard”, não sendo necessária a conexão de uma placa “offboard”. Essa solução é utilizada pra suprir as necessidades mais básicas de vídeo.
E por último, ela pode estar integrada ao processador da máquina, solução mais recente e também voltada ao processamento mais básico de vídeo.
Fabricantes
Existem diversos tipos deGPUs, algumas com maior poder de processamento, que podem ser utilizadas para execução de jogos e filmes, por exemplo, até as placas  mais simples, direcionadas ao mercado de baixo custo. As principais fabricantes de GPU atualmente são: Intel, NVIDIA e a ATI.
A Intel tem foco na produção de processadores de baixo custo, ou seja, aqueles que já vêm integrados à placa mãe. Já os outros doisfabricantes atuam nas outras áreas, produzindo GPUs com maior poder de processamento gráfico. Além disso, a NVIDIA é responsável por produzir processadores gráficos dedicados para dispositivos móveis.
Normalmente outras empresas são responsáveis em projetar, fabricar e unir outros componentes presentes na placa de vídeo com a GPU. As principais responsáveis por isso são: XFX, Asus, EVGA, MSI, Sapphire eZotac, que atuam em parceria com os fabricantes.
Como funciona?
A GPU funciona a partir de uma série de etapas, que incluem a produção de figuras geométricas, a coloração, a inclusão de efeitos e assim se segue.
Essas etapas são executadas quando a GPU recebe um conjunto de vértices, processando assim essas informações que se tornam figuras geométricas, aplicando efeitos, cores e retoques, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidades de Processamento
  • Unidades de Processamento
  • COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS
  • Unidade central de processamento
  • Características de unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento CPU
  • Unidade central de processamento
  • Unidade central de processamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!