Unidades de Conservação no Rio de Janeiro: Área total x Área com Plano de Manejo

Páginas: 7 (1571 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
Unidades de Conservação no Rio de Janeiro: Área total x Área com Plano de Manejo

Raíza Salomão Precinoto¹; Lucas Silva Carvalho¹; Camila Caetano da Cruz¹; Bruno Araujo Furtado de Mendonça²
; ²Docente, Dpto. de Silvicultura/Instituto de Florestas/UFRRJ

Apresentado no III CBRA - Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental – 05 a 07 de novembro de 2014, Vitória/ES.

Resumo: A MataAtlântica é um dos biomas com maior prioridade para preservação e conservação, e o estado do Rio de Janeiro, devido ao fato de abrigar alguns de seus maiores fragmentos, tem uma importância estratégica para a conservação efetiva do bioma. As unidades de conservação representariam uma garantia da proteção dos ecossistemas em que se localizam, mas sua conservação depende de diversos instrumentos,dentre os quais, destaca-se o Plano de Manejo, que dá o direcionamento para a gestão da unidade. Apenas o número bruto de unidades de conservação com Plano de Manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a área do estado do Rio de Janeiro coberta por UCs versus a área protegida pela existência de Plano de Manejo nas referidas UCs.

Palavras-chave: Mata atlântica, SNUC, Proteção ambiental.Introdução
O Rio de Janeiro é um território estratégico para conservação da Mata Atlântica, pois abriga a maior área de remanescentes do bioma no País, tendo alto endemismo (BERGALLO, 2009). As áreas naturais protegidas (Unidades de Conservação - UC) se constituem como um dos pilares da conservação da natureza (MILANO, 2001), assim como uma importante estratégia de conservação na atualidade (LOVEJOY,2006). Para Miller (1980), a forma e o tamanho da área a ser protegida têm influência direta sobre a viabilidade do ecossistema protegido em longo prazo, para garantir sua perpetuidade. Araujo (2012) afirma que os percentuais mínimos do território de uma nação a serem protegidos variam entre 25% e 75%, dependendo de cada situação, mas que como meta política, para incentivar o incremento das áreasprotegidas, é válido o percentual de 10% do território, proposto nos Congressos Mundiais de Parques, de 1982 e 1992, e que vem sido utilizado em vários países. As UCs recebem proteção do Estado, através de regimes especiais de administração e manejo, para garantir integridade dos seus ecossistemas e adequado atendimento aos seus objetivos (GONDELLES, 1992; MEDEIROS, 2006), e um exemplo disso é aobrigatoriedade da criação de Plano de Manejo (BRASIL, 2000). De acordo com Medeiros e Simas (2011), a efetividade da gestão é mais precária em UCs sem Plano de Manejo, e para Terborgh e Schik (2002) a má gestão faz com que não se atinja os objetivos conservacionistas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a área do estado do Rio de Janeiro coberta por UCs versus a área protegida pela existência dePlano de Manejo nas referidas UCs.

Material e Métodos
Todas as informações, sobre Plano de Manejo e os shapes das UCs, foram obtidos a partir do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, do Ministério do Meio Ambiente (CNUC/MMA, 2014). Inicialmente, foi gerado um relatório de todas as UCs no estado do Rio de Janeiro, com as informações gerais sobre as mesmas, inclusive a existência ou nãode Plano de Manejo em cada unidade. Os dois grupos de UCs que foram considerados: Proteção Integral (Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque; Monumento Natural; Refúgio de Vida Silvestre) e Uso Sustentável (Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e Reserva Particulardo Patrimônio Natural).
Posteriormente, foram adquiridos os shapes na mesma base de dados, com origem MPOG/IBGE/DGC/CCAR (Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Geociências - Coordenação de Cartografia), os quais tiveram suas informações confrontadas com o relatório sobre a existência de Plano de Manejo. Por meio do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E MONUMENTO NATURAL
  • Ocupações em áreas de risco no estado do rio de janeiro
  • Proposição urbanística área do Porto Maravilha no Rio de Janeiro
  • Áreas contaminadas por resíduos industriais no Rio de Janeiro
  • Trabalho de Manejo de Unidades de Conservação
  • ESTUDOS DE PALINOLOGIA EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA COMO SUPORTE PARA MANEJO AMBIENTAL: PARQUE ESTADUAL DA PEDRA...
  • manejo e recuperação de área da caatinga
  • plano de areas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!