unidade e fragmentação em sociedades complexas”

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

De acordo com o texto de Roberto da Matta "Você tem cultura?", a percepção da sociedade sobre a definição deste conceito possui diversas variações. Em muitas delas o que acaba ocorrendo é uma expressão de etnocentrismo pela própria percepção de indivíduos que não possuem entendimento ou reflexão aguçada sobre o tema.
São comuns as situações em que se observa a atribuição de cultura enquantomecanismo para juízo de valor.É possível compreender como se forma essa percepção.Tylor define cultura como sendo tudo o que pode ser aprendido e portanto, trasmitido por gerações como uma herança. No texto de Da Matta, ele faz uma abordagem sobre a cultutra em dois conceitos polares, uma dentro da percepção acadêmica, de quem teve a oportunidade de pesquisar comprotamentos culturais enquantosimples hábitos sociais, para esse ele cita grupos tribais. E também existe a percepção de cultura a opartir da óptica de grupos que não entendem cultura enquanto um modelo de comportamento de grupos, mas sim, como algo tangível que se avalia de acordo com o volume de informações agrupadas por um indíviduo.A segunda opção mesmo nos parecendo equivocada, é de alguma forma comprrensível, uma vez quesabemos que vivemos em uma sociedade de consumo onde somos convergidos ao acúmulo de riquezas e temos no volume de informações agregadas a chave que define oportunidades e posicionamentos na estratificação social. Um exemplo claro disso são os vestibulares. as vagas nas ditas melhores universidades, são disputadas por concursos que avaliam o volume de informações aprendidas sobre determinados temasensinados e não à capacidade de um indivíduo em aprender ou desenvolver-se usando suas capacidades mentais e cognitivas. Neste caso, é comum ver na sociedade as pessoas atribuirem aos que são aprovados como inteligentes e cultos, mas na verdade, muitas dessas pessoas não sabem que o concurso na verdade, faz diferenciação não por inteligência propriamente dita, mas sim, conteúdoagregado.Portanto, esse modelo não considera as oportunidades e os contextos de formação variados entre as pessoas. Oportunidadi
Dentro do próprio texto de Da Matta, pode-se retirar o seguinte trecho:"Cultura é, em AntropologiaSocial e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam e modificam o mundo e a si mesmas.'' Isso inclui todas aspossíveis abordagens de cultura, tanto a popular, a de elite e a de massa.Portanto,compreende-se que cultura é toda a forma de códigos em comum que são compartilhados por um grupo e compreendidos por todos os indivíduos de um grupo, mesmo que esses compartilhamento não sejam alinhados aos interesses individuais.
Portanto, ao perceber que a cultura na verdade não é essencialmente um subproduto dasociedade de consumo, devemos entendê-la como algo que nos permeia além de nossas escolhas e não como um bem agregado que pode ser valorado e usado para nossa estratificação.
O exercício necessário para compreensão de cultura, passa necessariamente pelo mesmo para compreender o outro e o mundo ao redor.Não se deve fazer isso de maneira etnocentrica como se fizessemos uma concessão ao outro, massim, buscando comprendê-lo como parte de um sistema que funciona em sinergia e do qual, ainda que aparentemente observando de fora,fazemos parte.

________________________





Durante o medievo os homens e mulheres raramente sabiam a idade
que tinham, mesmo quando ocupavam posições sociais de destaque, como foi
o caso de Guilherme, o Marechal (Duby, 1988: 7).

A hegemonia do tempoburguês faz com que a vida cotidiana principie a
ser marcada menos pelos ritmos naturais de rotação do sol e da lua, a ser cadenciada
menos pelas festas e rituais. Com a circulação crescente do dinheiro, que
equivale a tempo, e com a expansão das redes comerciais, a vida cotidiana começa
a ser cada vez mais governada por um sistema cronológico abstrato e frio
dentro do qual tudo necessariamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedades Complexas
  • Sociedades Complexas
  • Sociedades complexas.
  • fragmentacao florestal e unidade de conservacao
  • O Estudo Das Sociedades Complexas FICHAMENTO
  • Sociedades complexas no mundo animal
  • O estudo das sociedades complexas
  • Antropologia das sociedades complexas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!