Unidade Web - Desenvolvimento Humano e Social - Ativdade 2

555 palavras 3 páginas
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta
A teoria psicanalítica freudiana assinala a existência de um conflito constante entre o id e o superego, mediado pelo ego. Esse conflito promove um estado de ansiedade que, dependendo da sua intensidade, poderá comprometer o equilíbrio emocional do indivíduo, com maior ou menor gravidade. Para minimizar esses efeitos, o ego dispõe de mecanismos de defesa, que são recursos que visam diminuir os efeitos da ansiedade. Esses mecanismos apresentam algumas peculiaridades:
I- Distorcem ou negam a realidade;
II- Agem conscientemente, sob o comando do intelecto;
III- Quando ineficazes, podem produzir sintomas físicos ou agravar o sofrimento psicológico do indivíduo.
Levando em conta estas afirmações é verdadeiro:
Resposta
Resposta Selecionada: c. Somente a afirmação I e III são verdadeiras
Resposta Correta: c. Somente a afirmação I e III são verdadeiras
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Na nossa vida cotidiana o ser humano vivencia inúmeros conflitos. Eles podem comprometer nosso trânsito pelo mundo, nosso exercício profissional, nossa vida em grupo. Existem inúmeros mecanismos de defesa que buscam minimizar o sofrimento. Podemos excluir da consciência nossos impulsos compreendidos como vulnerabilizantes. Esse mecanismo de defesa é conhecido como:
Resposta
Resposta Selecionada: a. Recalque ou repressão.
Resposta Correta: a. Recalque ou repressão.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Paulo tem 18 anos, e busca está no momento de escolher sua profissão. Sempre lhe atraíram as situações de risco e perigo, mas sempre teve reservas quanto a elas. Sempre demonstrou curiosidade por situações críticas como os acidentes de carro ou as grandes catástrofes, não conseguindo esconder a excitação que essas situações lhe despertam. Definiu que entraria para a polícia militar, em especial pelo Corpo de Bombeiros. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que essa decisão é um exemplo de:

Relacionados