Unidade Web - Antropologia e Cultura Brasileira - Atividade 6

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
A carta de Pero Vaz de Caminha é um importante documento histórico do período inicial da colonização do Brasil. Observe o seguinte trecho da carta:
Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa seriam logo cristãos, visto que não tem nem entendem crença alguma, segundo as aparências. E, portanto, se os degredados que aqui hão de ficar aprenderem bem a suafala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa tenção de Vossa Alteza, se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga porque certamente esta gente é boa e de boa simplicidade. E imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons.
(CASTRO,S. A Carta de Pero Vaz de Caminha. O Descobrimento do Brasil. Porto Alegre, L & PM, 1985, p.75).
A partir da leitura do trecho acima, analise as opções a seguir sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha:
I. A carta demonstra que as diferenças culturais foram aceitas completamente pelos portugueses e, esta carta está longe de ter um caráter civilizatório e expansionista.
II. A carta representa oolhar dos colonizadores portugueses, a partir de uma visão eurocêntrica, sobre os povos indígenas.
III. A carta pode ser interpretada como uma descrição e classificação dos gestos e comportamentos indígenas com a intenção de compreendê-los para a adoção de práticas colonizadoras sobre os primeiros habitantes do Brasil.
IV. A Carta é apenas uma produção sobre os conhecimentos náuticos referentes àsexpedições marítimas efetivadas por portugueses no início da colonização portuguesa no Brasil.

Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada:
c) II e III
Resposta Correta:
c) II e III

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Podem ser identificadas tentativas de domínio dos povos indígenas por parte dos colonizadores portugueses. Uma delas foi realizada peloscolonos com objetivo econômico e a outra foi efetivada por ordens religiosas com objetivo missionário, por meio do processo de catequização.

Julgue as opções a seguir que fazem referência às tentativas de domínio das ordens religiosas sobre os povos indígenas no início da colonização portuguesa no Brasil:



I. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam acultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de etnocídio (morte da cultura).

II. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavam a cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumesprovenientes de seus modos de viver) e objetivavam catequizá-los, por meio de práticas educadoras e, desse modo, produziram práticas denominadas de genocídio (morte física).

III. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas não respeitavama cultura indígena em seus modos de vida (hábitos, tradições e costumes provenientes de seus modos de viver) e objetivavam exterminar fisicamente osindígenas (prática do genocídio).

IV. As ordens religiosas e, principalmente, os padres jesuítas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, nascendo daí inúmeros atritos entre colonos e padres.

Marque a alternativa CORRETA:
Resposta
Resposta Selecionada:
b) I e IV
Resposta Correta:
b) I e IV

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
CorretaPara a Companhia de Jesus, o ato de catequizar objetivava ensinar os índios a terem hábitos cristãos e a serem “bons cristãos”. Então, o indígena ao aprender a “ser” cristão, significava incorporaras concepções de trabalho do universo português.
A partir da afirmativa acima, analise as opções abaixo sobre o trabalho indígena à época da colonização portuguesa:
I. Os indígenas compactuavam da noção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidade Web
  • Unidade Web
  • Unidade web
  • Unidade Web
  • Unidade Web
  • Unidade Web
  • Unidade Web
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!