unidade métrica

Páginas: 5 (1197 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
Sumario

1....................................................................O Métro
2....................................................................Historia da Unidade Métrica
3................................................................... Múltiplo e Submúltiplo
4....................................................................Instrumento de MedidaO Metro
O metro é uma unidade de medida de comprimento, largamente usada no mundo inteiro em muitos setores, principalmente na construção civil e indústria mecânica. O seu símbolo no Sistema Internacional de Unidades é m, onde é uma unidade básica.
Atualmente o metro está definido, como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo,durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo (Unidade de Base ratificada pela 17ª CGPM - 1983). O trajeto total percorrido pela luz no vácuo em um segundo se chama segundo luz

Originariamente o comprimento de um metro estava relacionado à circunferência da Terra. Convencionou-se dividir uma armila (o circulo máximo de um meridiano terrestre) em 39.996 unidades iguais. Cadaunidade seria o quilômetro km e um milésimo (1/1000) do quilômetro seria o metro.


















História da Unidade Métrica

Foi na França, na época da Revolução Francesa onde a ideia de um sistema unificado saiu do papel. A proliferação dos diferentes sistemas de medidas foi uma das causas mais frequentes de litígios entre comerciantes, cidadãos e cobradores deimpostos. Com o país unificado com uma moeda única e um mercado nacional havia um forte incentivo econômico para romper com essa situação e padronizar um sistema de medidas. O problema inconsistente não era as diferentes unidades, mas os diferentes tamanhos das unidades. Ao invés de simplesmente padronizar o tamanho das unidades existentes, os líderes da Assembleia Nacional Constituinte Francesadecidiram que um sistema completamente novo deveria ser adotado.
O Governo Francês fez um pedido à Academia Francesa de Ciências para que criasse um sistema de medidas baseadas em uma constante não arbitrária. Após esse pedido, um grupo de investigadores franceses, composto de físicos, astrônomos e agrimensores, deu início a esta tarefa, definindo assim que a unidade de comprimento metrodeveria corresponder a uma determinada fração da circunferência da Terra e correspondente também a um intervalo de graus do meridiano terrestre.
Em 22 de junho de 1799 foi depositado, nos Arquivos da República em Paris, dois protótipos de platina iridiada, que representam o metro e o quilograma, ainda hoje conservados no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (Bureau internationaldes poids et mesures) na França3 .
Em 20 de maio de 1875 um tratado internacional conhecido como Convention du Mètre (Convenção do Metro), foi assinado por 17 Estados e estabeleceu a criação do Bureau International des Poids et mesures (BIPM), um laboratório permanente e centro mundial da metrologia científica, e da Conférence Générale des Poids et mesures (CGPM), que em 1889, em sua 1ªedição, definiu o protótipos internacional de metro3 .
A medida definida por convenção, com base nas dimensões da Terra, equivale à décima milionésima parte do quadrante de um meridiano terrestre. Porém, a crescente demanda de mais precisão do referencial e possibilidade de sua reprodução mais imediata levaram os parâmetros da unidade básica a serem reproduzidos em laboratório e comparadosa outro valor constante no universo, que é a velocidade de propagação eletromagnética. Assim sendo, a décima milionésima parte do quadrante de um meridiano terrestre, medida em laboratório, corresponde ao espaço linear percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo correspondente a 1/299 792 458 de segundo, e que continua sendo o metro padrão.






Múltiplo e Submúltiplo

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metricas
  • Metricas
  • mÉTRICAS
  • Métricas
  • Métricas
  • Métricas
  • Métricas
  • Metricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!