Unidade de concentração

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CAMPUS PARAUAPEBAS
Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA
Professora: DILMA LOPES RIBEIRO
RESENHA

Introdução
A resenha é um tipo relevantede produção acadêmica, e deve ser conhecida por estudantes e pesquisadores em todos os níveis de aprendizagem ou estudos, por sua utilidade. Porém, alguns autores apontam que, em função de suacomplexidade, a resenha é um exercício mais afeito a professores e especialistas (ANDRADE, 1995).

Definição
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 6028, definiu a resenhacomo um “resumo crítico”. A adjetivação “crítico” passa a caracterizar essa modalidade de escrita de modo específico, expandindo o sentido que conferimos ao resumo de uma obra. Combina resumo e juízode valor (Medeiros, 2001, p. 138). Para Andrade (1995, p. 61), a resenha torna-se mais abrangente, uma vez que: “permite comentários e opiniões, inclui julgamentos de valor, comparações com outrasobras da mesma área e avaliação da relevância da obra[...]” – diferentemente do resumo, que é uma “tradução” sintética e fiel ao conteúdo da obra, às idéias do autor presente no texto.

Objetivos daresenha
De acordo com Medeiros (2000, p. 137) a resenha constitui-se como “[...]um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas.”
Deste modo seu objetivo éatingir os interessados por um determinado tema, autor ou obra, servindo como instrumento de pesquisa bibliográfica. De modo geral, encurtar caminhos e oferecer material que conduzam a escolha de seconsultar, ou não, o “original” (o objeto da resenha) seriam seus objetivos gerais.

Estrutura de apresentação da resenha
Em termo da estrutura (de escrita), podemos dizer que a resenha é um tipo deredação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Nesse sentido, podemos resumir seus elementos da seguinte forma (MEDEIROS, 2000, P. 137):
- Referência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unidades de conçentração
  • Unidade de concentração i
  • Trabalhando com unidades de concentração por meio de análise de rótulos e estudos de caso.
  • concentração
  • Concentração gravitica
  • Concentração no esporte
  • Concentração de renda
  • Concentração fatal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!