Unidade De Aprendizagem9 Cul

1772 palavras 8 páginas
DISCIPLINA: Comportamento Organizacional
Unidade de Aprendizagem 09
TÍTULO: Cultura Organizacional ou Corporativa.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Definir cultura organizacional;
Apresentar as funções da cultura organizacional;
Descrever as ações para a aprendizagem e para a manutenção da cultura;
TÓPICOS ABORDADOS:
Definição de cultura organizacional
Funções da cultura organizacional
Mantendo a cultura
A aprendizagem da cultura
Mudança da cultura

INTRODUÇÃO
A cultura compreende um conjunto de valores, códigos de conduta, hábitos, costumes aprendidos e compartilhados pelos membros de um grupo, nação ou de uma organização. O compartilhamento da cultura resulta no controle do comportamento das pessoas. A cultura organizacional pode também ser entendida como a personalidade da empresa. Para fazer parte de uma organização é necessário incorporar e se comportar conforme a cultura da empresa. A cultura organizacional promove a identidade organizacional mantendo a união e comprometimento dos membros do grupo. No entanto, a cultura pode se tornar um empecilho à eficácia organizacional. Isso acontece quando uma empresa com uma cultura muito forte precisa enfrentar mudanças mais radicais.
CONTEÚDO
1. DEFINIÇÃO
O termo cultura organizacional ou corporativa compreende um conjunto de tradições, expectativas, valores, códigos de conduta, hábitos, costumes, compartilhados pelos membros que compõem uma organização. O ato de compartilhamento desses códigos resulta em um controle sutil, tácito do comportamento das pessoas na instituição, por isso, a cultura organizacional é considerada o DNA das organizações. CHIAVENATO, 2005.
A cultura organizacional pode também ser entendida como a personalidade da empresa. São traços que permanecem com a estabilidade necessária para se construir uma visão de previsibilidade acerca das atitudes de determinada organização. São características comportamentais que ao mesmo tempo em que cria identidade de uma empresa a diferencia de outra (ROBBINS,

Relacionados