UNIDADE 4 PORTUGU S onlaine

660 palavras 3 páginas
UNIDADE 4 PORTUGUÊS
Pergunta 1
Observe o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tópico frasal.E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido? Isso poderia mudar a sua vidamais do que parece. Vamos nos concentrar só no que poderia acontecer com o nossopaís. Para começar, o Brasil e a Argentina poderiam ter se unido em torno de umapaixão em comum: o fascismo. O coronel argentino Juan Domingo Perón estenderia otapete vermelho aos nazistas logo após tomar o poder, em 1943. Já o presidenteGetúlio Vargas se aproximaria da Alemanha, embora sem aceitar sua tutela. No casodo Brasil seria namoro, não casamento. Bom, pelo menos no início. Mas, tão logo onazismo fincasse o pé em Buenos Aires, a Alemanha tentaria laçar o Brasil por meio deacordos econômicos, cooperação militar, programas culturais e agentes infiltrados emsindicatos. A operação começaria pelos três estados da região sul, por sua grandecomunidade germânica. Se desse certo, ela abriria a porta para uma grande federaçãofascista composta de Brasil e Argentina, além de Uruguai e Paraguai.(Revista Superinteressante. ed. 267. Julho/2009)
( *) a. A operação começaria pelos três estados da região sul, por sua grande comunidade germânica.
b.
No caso do Brasil seria namoro, não casamento.
c.
Isso poderia mudar a sua vida mais do que parece.
d.
Se desse certo, ela abriria a porta para uma grande federação fascista compostade Brasil e Argentina, além de Uruguai e Paraguai.
e.
E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido?

Pergunta 2
Escolha a alternativa que apresenta os pronomes demonstrativos adequados paraestabelecer as relações entre as frases e os termos a que se referem.O fumo é prejudicial à saúde; _______ já foi comprovado cientificamente.Preste atenção a _____________ palavras: O fumo é prejudicial à saúde.O fumo é prejudicial à saúde; __________________ deve ser preservada.
a.
isso, essas, esses.
b.
este, essas, estes.
c.
esse, isso, esta.
( *) d. isso, estas, essa.
e.
esse,

Relacionados