Unidade 1 Indrodu O Economia

457 palavras 2 páginas
Unidade 1
1) Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão. Depois, observe as situações de seu cotidiano e veja se são aplicados a elas os quatroprincípios. Qual a importância disto tudo para um administrador público?
Primeiro: as pessoas precisam fazer escolhas, e essas escolhas não são de graça. Elas precisam ser feitas tendo em vista que os recursos são escassos. Não é possível atender a todas as necessidades de maneira ilimitada. Portanto, a sociedade precisa fazer suas escolhas, assim como os indivíduos.
Segundo: o custo real de alguma coisa é o que o indivíduo deve despender para adquiri-lo, ou seja, o custo de um produto ou serviço refere-se àquilo que tivemos que desistir para conseguir compensar com outra coisa.
Terceiro: pessoas são consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decisões, nos ganhos adquiridos em função dassuas escolhas. Isto significa que as pessoas e empresas podem melhorar seu processo de decisão pensando na margem. Assim, um tomador de decisãoconsiderado racional deve executar uma ação se, e somente se, o resultado dos benefícios marginais forem superiores aos seus custos marginais* (pequenos ajustesincrementais a uma ação existente, ou seja, a cada aumento de produção é possível verificar o nível de acréscimo alcançado).
Quarto: as pessoas reagem a estímulos. Como elas tomam suas decisões levando em conta os benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento da sua decisão. Desse modo, qualquer incentivo que ocorra pode alterar a conduta do tomador de decisões.
Qual a importância disto tudo para um administrador público?
Saber tomar as decisões é a principal função do administrador, pois não existe decisão perfeita, ele terá que pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômico, lembrando que também existem os resultados não econômicos, como a

Relacionados