UNICEF

Páginas: 10 (2400 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostra a importância da UNICEF. Vai aborda a historia da instituição, seus principais objetivos e sua importância no mundo e qual a sua atuação no Brasil .

SUMÁRIO

1.HISTORIA 3
2. SEU PRINCIPAL OBJETIVO 3
3. ATUAÇÃO DA UNICEF 3
3.1 Sobrevivência e Desenvolvimento infantil 4
3.2 Educação básica e igualdade degénero.................................................4
3.3 VIH/SIDA e as crianças 5
3.4 Proteção infantil 5
3.5 Promoção de políticas e alianças 5
3.6 Há Intervenção da UNICEF em casos de emergias 5
4. DIREITO DAS CRIANÇAS 6
5. ATUALMENTE 7
5.1 Ebola 7
5.2 VIH 8
5.3 Portugal e a UNICEF 9
6. UNICEF NO BRASIL 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12










1. HISTORIA

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi criada pelaOrganização das Nações Unidas em 11 de Dezembro de 1946. Esta organização foi criada para fornecer alimentos e cuidados médicos (saúde) a crianças nos países onde a 2ª Guerra mundial devastou. Em 1953, a UNICEF tornou-se parte da Organização das Nações Unidas permanentemente. Daí a UNICEF fornece ajuda humanitária em países e também em desenvolvimento.
A Fundo das Nações Unidas para a Infância dependedas contribuições dadas de governos ou outros para desenvolver e promover o bem-estar das crianças.
A UNICEF recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1965 e o Prémio Príncipe das Astúrias da Concórdia em 2006.
A instituição a apoia a criação e manutenção de espaços “amigos das crianças” e atividades psicossociais que já acolheram mais de 170.000 crianças.
Em tempo de crise as atividades educativas sãofundamentais para proporcionar um ambiente protetor para as crianças. A construção de escolas provisórias, a formação de professores e o fornecimento de material escolar são algumas das intervenções da UNICEF nesta área.
2. SEU PRINCIPAL OBJETIVO

É uma agência das Nações Unidas que tem como principal objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidadesbásicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.
3. ATUAÇÃO DA UNICEF

É uma organização que trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazonos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Atualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.
A UNICEF mobiliza recursos para conseguir resultados para as crianças em cinco áreas de intervenção prioritária:
Sobrevivência e desenvolvimento infantil;
Educação básica e igualdadede género;
VIH/SIDA e as crianças;
Proteção infantil;
Promoção de politicas e alianças;

3.1 Sobrevivência e Desenvolvimento infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais. Quando recebem cuidados e são bem alimentadas neste período, as crianças têm melhores condições para sobreviver, crescer com saúde e desenvolver-se física, intelectual e afetivamente.
Esta área, à qual a UNICEFdedica mais de metade dos seus recursos, inclui a vacinação, os cuidados de saúde materno infantil, a nutrição, o acesso a água potável e saneamento básico.

3.2 Educação básica e igualdade de género

O acesso a uma educação básica de qualidade para todos, independentemente do sexo, etnia, condições sociais e económicas é uma prioridade do trabalho da UNICEF, pois pretende proporcionarconhecimentos e aptidões necessários para o desenvolvimento individual e das sociedades, e abre caminho para uma vida produtiva no futuro.



3.3 VIH/SIDA e as crianças

A UNICEF tem como objetivos nesta área, á prevenção da transmissão do VIH de mãe para filho; disponibilização de tratamento pediátrico; prevenção da infeção entre os jovens e o apoio e proteção das crianças órfãs e vulneráveis devido à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Unicef
  • UNICEF
  • UNICEF
  • Unicef
  • Unicef
  • Unicef
  • UNICEF
  • Unicef

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!