unicamp2011fase2

1663 palavras 7 páginas
PlanetaBio – Resolução de Vestibulares
UNICAMP 2011 – 2ª fase www.planetabio.com 1- Doenças graves como o botulismo, a lepra, a meningite, o tétano e a febre maculosa são causadas por bactérias. As bactérias, no entanto, podem ser úteis em tecnologias que em pregam a manipulação de DNA, funcionando como verdadeiras “fábricas” de medicamentos como a insulina.
a) Explique como a bactéria pode ser utilizada para a produção de medicamentos.
b) O botulismo e o tétano decorrem da ação de toxinas produzidas por bactérias que são adquiridas de diferentes formas pelos seres humanos. Como pode ocorrer a contaminação por essas bactérias?
Resposta:
a) Caso a bactéria receba um gene humano por meio de técnicas de DNA recombinante, pode expressá-lo, produzindo medicamentos como a insulina, hormônio somatotrófico, fator VIII de coagulação sanguínea, trombinas etc.

b) O botulismo é causado pela ingestão de alimentos contaminados pela toxina botulínica liberada pela bactéria Clostridium botulinum.
O tétano é provocado por ferimentos profundos com objetos contaminados pela bactéria Clostridium tetani.

2- Os anfíbios foram o primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes crossopterígeos que eventualmente saíam da água à procura de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre, esses ancestrais dos anfíbios passaram por modificações em sua estrutura e em sua fisiologia.
a) Mencione duas modificações importantes nessa transição.
b) Os anfíbios são classifica dos em três ordens: Gymnophiona ou Ápoda (cobras cegas),
Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rãs e pererecas). Mencione uma característica exclusiva de cada uma delas

1

PlanetaBio – Resolução de Vestibulares
UNICAMP 2011 – 2ª fase www.planetabio.com Resposta:
a) Os ancestrais dos anfíbios apresentavam como modificações importantes para a ocupação do ambiente terrestre: apêndices locomotores, associados por cinturas (pélvica e escapular), à coluna vertebral (tetrápodes) e respiração

Relacionados