unicamp04f2g

2943 palavras 12 páginas
de julho de 2003. A partir desse mapa, responda:

Questão 13
Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo. Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho.
(Teresa Pires do Rio Caldeira, Enclaves fortificados: a nova segregação urbana, Novos
Estudos. São Paulo: CEBRAP, março de
1997, p. 155).
a) O que tem causado a disseminação dos chamados enclaves fortificados?
b) Aponte duas conseqüências nas relações sociais com a disseminação dos enclaves fortificados.
c) Cite duas modificações na paisagem urbana que vêm ocorrendo com a disseminação dos enclaves fortificados.

Resposta
a) É o quadro de insegurança que caracteriza a realidade socioeconômica das áreas urbanas no mundo globalizado. Assim, os grupos sociais de maior e melhor poder aquisitivo acabam buscando "proteção" nos chamados "enclaves fortificados" ("shopping", "condomínios fechados", etc.).
b) A intensificação e explicitação da segregação e discriminação socioeconômica e espacial.
c) Os chamados "enclaves fortificados" levam em primeiro lugar à diferenciação do espaço urbano em áreas privilegiadas (condomínios fechados e bairros "nobres") em termos de infra-estrutura, verde, segurança, lazer e áreas "carentes" (cortiços, favelas, loteamentos clandestinos) ou deteriorados de todo equipamento urbano. Temos também o avanço do espaço de "consumo" e de lazer eletrônico (shopping centers) e o recuo do "espaço de confraternização e de lazer" públicos (praças, parques, etc.).

Questão 14
O mapa abaixo indica as maiores concentrações de focos de queimadas no Brasil no mês

Adaptado de www.cptec.inpe.br/products/clima/ imgrads-gif/ queimada0307gif

a) Explique os motivos pelos quais ocorre significativa concentração de queimadas em duas áreas do território brasileiro: em uma faixa na forma de arco que se

Relacionados