Uni o Europeia prop e plano de a o contra morte de imigrantes no Mediterr neo

527 palavras 3 páginas
União Europeia propõe plano de ação contra morte de imigrantes no Mediterrâneo
Líderes dos países membros se reuniram na manhã desta segunda-feira após um naufrágio matar entre 700 e 900 pessoas no domingo
A Comissão Europeia apresentou aos chanceleres dos países-membros um plano com dez pontos para combater a crise migratória no continente. No domingo, pelo menos 700 migrantes desapareceram em um naufrágio no mediterrâneo. O plano de ação inclui redobrar o financiamento e o número de barcos envolvidos nas operações de busca e resgate, informou o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Thomas de Maiziere.
Os chefes de estado e de governo da União Europeia vão realizar um Conselho Europeu extraordinário na próxima quinta-feira, em Bruxelas, para debater o problema.
– A situação no Mediterrâneo é dramática. Não pode continuar assim. Não podemos aceitar que centenas de pessoas morram ao tentar atravessar o mar rumo à Europa. É por isso que decidi convocar um Conselho Europeu extraordinário para esta quinta-feira – afirmou Donald Tusk, em um vídeo divulgado na sua conta na rede social Twitter.
– Há desafios que só podem ser adequadamente respondidos se houver uma abordagem cooperativa, como é o caso dos fluxos migratórios. Não posso, neste contexto, deixar de lamentar profundamente os trágicos acontecimentos deste fim de semana, que reforçam ainda mais a premência de todos trabalharmos conjuntamente numa solução para o flagelo a que temos assistido no Mar Mediterrâneo – disse o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.
Os ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia também devem se reunir ainda nesta segunda-feira em Luxemburgo, após a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, para avaliar respostas para a crise migratória do Mediterrâneo.

As autoridades europeias devem debater o que pode e deve ser feito para que estas catástrofes não se repitam e sobre como podem agir na Líbia para impedir que a situação política

Relacionados