União Homoafetiva

Páginas: 15 (3735 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014



SEMINÁRIO: UNIÃO HOMOAFETIVA.


INTRODUÇÃO:

Se há uma constante, ao longo de toda história humana, é a presença da sexualidade. Ela é uma presença constante na literatura, nas lendas, nos mitos, nos ritos, no mundo das artes, das comunicações, e da própria religião. Ora de maneira romântica, ora de maneira brutal, ora acenandopara um mundo da felicidade, ora ameaçando com toda sorte de desventuras, a sexualidade, nas suas mais diversas facetas, é uma das energias que movimenta a vida das pessoas, das culturas das civilizações. Faremos uma abordagem da sexualidade na vivencia dos novos “arranjos” familiares, mais diretamente, a união homoafetiva, um tema que tem provocado grande polemica na sociedade, no que tange aoreconhecimento da Lei quanto ao casamento de pessoas do mesmo sexo.
No campo dos estudos científicos, se formos penetrar nos mistérios que envolvem o pensamento dos Filósofos, Sociólogos, e Psicólogos do mundo contemporâneo, adentraremos numa compreensão além dos estudos que aqui iremos apresentar.
Acostumados a pensar que a religião e a santidade passam pela abstinênciasexual e pela ausência de erotismo, comprovar que este conceito não é precisamente bíblico. Não deixaremos também, de enumerar aqui, as conquistas que foram contempladas pela comunidade homoafetiva, qual a visão a nível internacional e o que tem acontecido no Brasil.

NOMECLATURA:

A expressão “homossexualidade” foi criada, até onde se sabe ,pelo médico e escritor húngaro Karl-MariaBenkert, sendo inserida na literatura técnica no ano de 1869. Constituída pelas raízes gregas homo, que quer dizer semelhança e pela latina sexus, representando sexualidade, o resultado semântico dessa junção seria sexualidade semelhante, o relacionar entre pessoas do mesmo sexo.

ASPECTO HISTÓRICO:

A união civil entre pessoas do mesmo sexo pode parecer algo bastante recente, coisa degente moderna. Apenas em 1989 a Dinamarca abraçou a causa – foi o primeiro país a fazer isso. Hoje, o casamento gay está amparado na lei de 21 nações. Essa marcha, porém, de nova não tem nada. Sua história retoma um tempo em que não havia necessidade de distinguir o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo – para os povos antigos, o conceito de homossexualidade simplesmente não existia.As tribos das ilhas de Nova Guiné, Fiji e Salomão, no oceano Pacífico, cerca de 10 mil anos atrás já exercitavam algumas formas de homossexualidade ritual. Os melanésios acreditavam que o conhecimento sagrado só poderia ser transmitido por meio do coito entre duplas do mesmo sexo. No rito, um homem travestido representava um espírito dotado de grande alegria – e seus trejeitos não erammuito diferentes dos de um show de drag queens atual.
Um dos mais antigos e importantes conjuntos de leis do mundo, elaborado pelo imperador Hammurabi na antiga Mesopotâmia em cerca de 1750 a.C., contém alguns privilégios que deveriam ser dados aos prostitutos e às prostitutas que participavam dos cultos religiosos. Eles eram sagrados e tinham relações com os homens devotos dentro dostemplos da Mesopotâmia, Fenícia, Egito, Sicília e Índia, entre outros lugares. Herdeiras do Código de Hammurabi, as leis hititas chegam a reconhecer uniões entre pessoas do mesmo sexo. E olha que isso foi há mais de 3 mil anos.

Na Grécia e na Roma da Antiguidade, era absolutamente normal um homem mais velho ter relações sexuais com um mais jovem. O filósofo grego Sócrates (469-399),adepto do amor homossexual, pregava que o coito anal era a melhor forma de inspiração – e o sexo heterossexual, por sua vez, servia apenas para procriar. Para a educação dos jovens atenienses, esperava-se que os adolescentes (Erômenos) aceitassem a amizade e os laços de amor com homens mais velhos (Erastes), para absorver suas virtudes e seus conhecimentos de filosofia. Após os 12 anos, desde que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União homoafetiva
  • União homoafetiva
  • União homoafetiva
  • Uniao homoafetiva
  • Uniao homoafetiva
  • DA UNIÃO HOMOAFETIVA
  • a uniao homoafetiva
  • União homoafetiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!