União europeia

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Índice
Introdução………………………………………………………………………………….2
A União Europeia…………………………………………………………………………3
Constituição da União Europeia…………………………………………………………4
Tratado de Lisboa………………………………………………………………………5/6
Componentes da União Europeia………………………………………………………7
Conclusão…………………………………………………………………………………8
Pesquisa…………………………………………………………………………………..9


Introdução
Com este trabalho irei expandir osmeus conhecimentos sobre a União Europeia, a sua comunidade, a economia desenvolvida nela, o que é o Tratado de Lisboa e o que ele representa na comunidade económica e política.

A União Europeia foi aumentado aos poucos, começando com a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Em 2004, 10 novos membros aderiram aesta comunidade e em 2007 mais dois ingressaram para a União Europeia, somando um total de 27 países.
Em 1999 a moeda única foi eletronicamente estabelecida, mas só em 2002 é que foi posta em circulação.
Dos 15 membros da União Europeia na altura da entrada da moeda única, apenas 3 decidiram não aderir ao euro (Reino Unido, Dinamarca e Suécia).
Um tratado estabelecendo uma constituição para a UEfoi assinado em Roma em 2004, com a intenção de substituir todos os antigos tratados com apenas um só documento. Entretanto, a sua ratificação nunca foi feita devido à rejeição de franceses e holandeses, via referendo. Em 2007, concordou-se em substituir aquela proposta com um novo tratado reformado, o Tratado de Lisboa, que iria entrar como uma emenda em vez de substituir os tratados existentes.Esse tratado foi assinado em 13 de dezembro de 2007 e entraria em vigor em janeiro de 2009, se ratificado até essa data. Isso daria à União Europeia seu primeiro presidente e ministro de relações exteriores.

Uma união constituída por mais de uma dezena de países, que fazem transações comerciais utilizando uma moeda única - Euro - e cujos interesses são representados por instituições comuns.Essa nova Europa começou a ganhar corpo em dezembro de 1991, quando os 12 países-membros da União Europeia concluíram o Tratado de Maastricht, que objetivava a união política, económica e monetária dos participantes, sem fechar espaço para novas adesões.
BENELUX- Países-membros: Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Foi a primeira organização (1948) e tornou-se modelo e estímulo para as demais.Visava ao desenvolvimento económico dos três países-membros e à ampliação do comércio entre eles.

CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) - Países-membros: os integrantes do BENELUX e mais Alemanha, Dinamarca, França, Reino Unido e Itália.
Primeira entidade que, já em 1951, reunia vencedores e vencidos da Segunda Guerra Mundial, a CECA tinha como objetivo principais a livre circulação deferro, carvão, aço e outros minerais no interior da comunidade. Através da redução dos gastos com transportes e das tarifas alfandegárias, facilitava-se o escoamento daqueles produtos, essenciais à industrialização.

AELC (Associação Europeia de Livre Comércio) - Países-membros: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça (países da Europa Ocidental criada em 1960, a AELC objetivava a eliminaçãode tarifas internacionais sobre produtos industrializados e negociação de acordos bilaterais sobre produtos agrícolas. Era prevista a unificação da AELC com a União Europeia a partir de 1995, mas a Islândia, a Noruega e a Suíça decidiram ficar de fora. A união dos dois blocos receberia o nome de Espaço Económico Europeu ou Área Económica Europeia.


O Tratado de Lisboa entrou em vigor em 1 deDezembro de 2009, pondo termo a vários anos de negociações sobre questões institucionais. Este altera, sem os substituir, os tratados da União Europeia e da Comunidade Europeia. O Tratado confere à União o quadro jurídico e os instrumentos necessários para fazer face aos desafios futuros e responder às expectativas dos cidadãos.
Uma Europa mais democrática e transparente, com papel reforçado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia
  • união europeia
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • UNIÃO EUROPEIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!